Com uma plataforma digital dedicada, a organização
espera receber 1 milhão de pessoas em uma semana de evento
A Câmara Brasileira
do Livro (CBL) vai realizar a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo,
entre os próximos dias 7 e 13. Com o tema Conectando Pessoas e Livros,
o evento acontecerá pelo portal www.bienalvirtualsp.org.br que
dará acesso gratuito a toda programação e novidades do mercado
editorial. Com mais de 100 expositores e 330 autores confirmados, o evento
contará com uma grade intensa de programação, venda de livros, além de rodadas
de negócios.
O primeiro grande
evento virtual do segmento possibilitará o encontro de leitores, escritores e
profissionais do mercado editorial de qualquer lugar do mundo. Segundo Vitor
Tavares, presidente da CBL, o evento virtual está mais do que nunca democrático,
diverso e multicultural.
"Pela primeira
vez, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo poderão participar dessa
grande festa, conhecendo as novidades, fazendo bons negócios e aproveitando as
palestras que jamais estariam disponíveis de outra forma. Nossa expectativa é
receber mais de 1 milhão de visitantes on-line", destaca Vitor Tavares. Na
edição passada, o evento presencial contou com um público de 663 mil pessoas.
O ambiente virtual
também vai possibilitar que o público assista a todas as palestras por mais
tempo. O portal fica no ar até 13 de janeiro e não há necessidade de cadastro
para assistir aos debates e visitar as salas dos expositores.
A Bienal Virtual
levará para o ambiente digital seus espaços culturais, como o Salão de
Ideias, Papo de Mercado e Arena Virtual. Ambos os espaços irão
reunir autores e profissionais do mercado editorial em discussões com temas
variados como racismo, empoderamento feminino, comportamento e
espiritualidade. Nomes como Verônica Oliveira, Mauricio de
Sousa, Raphael Montes, Nara Bueno, Claudia Raia, Isabela Freitas,
Leandro Karnal, Monja Cohen e Mário Sergio Cortella compõem os mais de 70
bate-papos previstos na programação do espaço Arena Virtual.
No Salão de Ideias, haverá discussões de amplo interesse com
escritores, pensadores e profissionais do mercado. Entre os autores
estrangeiros, estão confirmados Sarah MacLean, Scarlett Peckham, Nic Stone
e Gavin Roy.
A Bienal também
trará lives dedicadas aos centenários de Clarice Lispector e
da obra de Agatha Christie. Quatro mesas abordarão obra e vida de
Clarice e a percepção de sua literatura hoje em dia. Já o estilo romance
policial de Agatha Christie será discutido como ainda hoje influencia a
literatura do gênero, mesmo 100 anos após a publicação de seu primeiro livro,
"O Misterioso Caso de Styles".
Para coordenar
a programação cultural do espaço Arena Virtual, a CBL convidou Diana
Passy, criadora da FLIPOP, primeiro festival literário voltado para o
público jovem do Brasil.
Os profissionais do
mundo editorial também terão espaço garantido nas discussões que farão parte
do Papo de Mercado. Tendências, perspectivas e novidades do mercado
e da indústria cultural poderão ser acompanhadas por editores e autores.
O público
infanto-juvenil não ficará de fora da 1ª Bienal Virtual. O Espaço
Mauricio de Sousa contará com palestras sobre livros e temas
específicos para o público.
Durante o evento,
acontecerá também a 2ª edição da Jornada Profissional, com rodadas
de negócios entre players nacionais e internacionais. Esses encontros também
promovem discussões sobre os panoramas atuais do setor e as perspectivas para o
mercado editorial mundial.
As rodadas de negócios serão exclusivas para empresas apoiadas pelo Brazilian
Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro
realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A Jornada
Profissional contará com 30 compradores internacionais previamente
selecionados. As mesas e discussões serão abertas e poderão ser acompanhadas
por todos os interessados.
A Bienal Virtual do Livro de SP tem o Pólen®, um produto
Suzano, como patrocinador do evento."Estamos muito felizes com mais essa
parceria que apoiou a Bienal do Livro física por três edições e, neste ano,
está patrocinando a 1ª Bienal Virtual do Livro de SP.", afirma Vitor
Tavares.
Loja virtual
Além das lives e
palestras, o público terá acesso às lojas virtuais de cada editora
participante, como Rocco, Novo Século, Livraria e Distribuidora Loyola, Grupo
Autêntica, Madras, Trilha Educacional, Edições Loyola, Aleph, Papirus, FTD,
Panini, Ave Maria, Cia das Letras, Editora Globo. Pelo site, os visitantes podem
conferir os lançamentos de seus autores favoritos e possíveis promoções.