quinta-feira, 3 de abril de 2025

Craques das letras contam a história do futebol brasileiro em crônicas eternas

 

Coleção “Crônicas Eternas do Futebol” será lançada segunda-feira, dia 7, às 19h, no restaurante Sat’s, em Botafogo

 

Contar a história de uma modalidade esportiva por meio de um gênero literário que ganhou relevância na imprensa e na vida do país é o objetivo da coleção “Crônicas Eternas do Futebol”, que será lançada no início de abril. Para tanto, reunirá os grandes mestres que, com suas mentes geniais, ajudaram a criar toda uma mitologia do país do futebol, com seus craques, times e seleções lendárias.

 



A verdadeira seleção une os precursores da crônica esportiva e os que os sucederam. Entre eles estão Mário Filho, João Saldanha e Armando Nogueira, Tostão, Juca Kfouri, José Trajano, Ruy Carlos Ostermann, Mauro Beting, Mauro César Pereira, Marcelo Barreto e João Máximo. Nomes que fizeram e fazem a cabeça de gerações e gerações de novos autores e leitores.

 

A apresentação da coleção será na próxima segunda-feira, dia 7, às 19 horas, no restaurante Sat’s, na Rua Real Grandeza, 212, em Botafogo, com a mesa redonda “A crônica esportiva como gênero literário”. O encontro reunirá os jornalistas Juca Kfouri, Geraldo Mainenti, curador da coleção, Martha Esteves (presidente da ACERJ - Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro), Sérgio Pugliese (Museu da Pelada) e Lúcio de Castro. Depois da mesa haverá uma apresentação de Luiz Felipe de Lima e banda, tocando músicas relacionadas ao futebol.

 

COMO ADQUIRIR

Crônicas Eternas de Futebol é um clube de assinatura. A cada mês, o assinante receberá em casa uma antologia de crônicas especialmente selecionadas de um autor. As capas foram realizadas pelo reconhecido artista visual e caricaturista Lula Palomanes. O primeiro livro será daquele que é considerado o patrono do gênero, Mário Filho. O irmão de Nelson Rodrigues foi tão importante para a história do nosso futebol que em sua homenagem, o Maracanã, um dos estádios mais icônicos do mundo, recebeu oficialmente o nome de Estádio Jornalista Mário Filho.


 

Para assinar, é só acessar www.cronicasdofutebol.com e ver a melhor opção de plano. Para celebrar o lançamento da coleção, haverá uma promoção especial para quem fizer a assinatura anual em abril de 2025: além de um desconto no valor de assinatura, os mil primeiros assinantes do plano anual receberão um livro brinde, “Entrevistas Eternas do Futebol”, com entrevistas históricas do futebol brasileiro, feitas entre 1969 e 1993, com Garrincha, Tostão, Afonsinho, Paulo Cézar Caju, Reinaldo, João Saldanha, Zico, Sócrates e Pelé. A publicação conta ainda com um depoimento coletivo sobre a Democracia Corintiana. Um livro imperdível para todos os apaixonados por futebol.

 

GÊNERO LITERÁRIO

A crônica esportiva tornou-se um gênero literário próprio no Brasil e não resta dúvida de que isso se deveu ao futebol. Nascida na imprensa da Belle Époque carioca, uniu-se por gosto e paixão ao esporte mais popular já inventado para destacar reis, deuses e heróis, que não nascem do nada, nem se mantêm sozinhos. Precisam ser cultuados nos templos sagrados dos estádios e da imaginação. Afinal, se podemos acreditar que o Brasil é o país do futebol, também podemos consentir que o futebol dá margem a todo um continente de sonhos e ilusões que não tem fronteiras.

 

O gênero foi capaz de transformar uma partida de futebol em um espetáculo imortal, a ponto de provocar reflexões e pensamentos sobre a nossa própria identidade. Ocupou um espaço entre o jornalismo e o ensaísmo, mobilizou páginas, seções e cadernos inteiros de jornais e revistas. Hoje é parte da memória afetiva e da história do país, difundindo-se também pelas ondas do rádio, nos programas de TV, nas redes sociais e no mundo virtual.

 

Crônicas Eternas do Futebol” é um projeto especial do coletivo internacional de editores A Ponte Invisível, que tem como objetivo a difusão da cultura e do pensamento brasileiro. O coletivo é hoje formado pelas editoras Les Mots Mobiles (França, Bélgica e Canadá), The Invisible Bridge (EUA e Inglaterra), Andantes (Espanha e América Latina) e Oca (Brasil e Portugal). O projeto conta com a parceria do Museu da Pelada.


 


A coleção poderá ser adquirida fora do Brasil em edições em português - um modo de tornar acessível o conteúdo para os brasileiros emigrados, permitindo a eles manterem contato com a língua-mãe e o futebol, uma das grandes expressões da nossa cultura. Os livros serão também traduzidos para espanhol, francês e inglês, num projeto inovador de internacionalização da crônica esportiva brasileira. Para saber mais do projeto A Ponte Invisível, visite o site brview.com.

 

SERVIÇO

Evento de lançamento: Mesa redonda “A crônica esportiva como gênero literário”

Participantes: Juca Kfouri, Geraldo Mainenti, Martha Esteves, Sérgio Pugliese e Lúcio de Castro.

Roda de samba com Luís Felipe de Lima e banda.

Data: Segunda-feira, 7 de abril

Local: Restaurante Sat’s, na Rua Real Grandeza, 212, em Botafogo.

Hora: 18h30min

Assinaturas da Coleção Crônicas Eternas do Futebol

Assinatura mensal: R$ 85,00

Promoção especial anual (mês de abril): R$ 65,00 ao mês

Onde comprar: www.cronicasdofutebol.com

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Hoje, 2 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil

 

Por Hélio Araújo


 

A data é comemorada em 2 de abril porque esse é o dia do aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial, autor de obras como A pequena sereia.

 

Assim, desde 1967, o Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY, sigla em inglês para International Board on Books for Young People), com o objetivo de despertar o amor pela leitura, celebra os livros infantis.



Eu me sinto extremamente feliz de, ao longo de minha vida, ter contribuído com a criação do Blog de Incentivo à Leitura (http://incentivo-a-leitura.blogspot.com/) e ter lançado três livros destinados ao público infantil: “O Barulho na Floresta”, “Um Amor Diferente” e “Histórias de Papai Noel: aquelas que só o Bom Velhinho conhece”.


 

Esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores. Ninguém nasce sendo um leitor. Por isso, o incentivo ao hábito da leitura tem que começar desde os primeiros anos de vida da criança, e a literatura infantil é a porta de entrada para isso.  A literatura infantil também é uma poderosa ferramenta de aprendizado, não apenas a nível de conhecimentos, mas principalmente de valores morais e éticos.

 


O livro infantil é uma obra escrita, ilustrada ou não, lida e apreciada pelas crianças. Geralmente, as histórias desses livros são inspiradas nas lendas e tradições do folclore dos povos, mas há também livros apenas ilustrados, sem texto. Esses livros podem ter, ainda, caráter didático ou apenas lúdico.

 


Você, que gosta de leitura, aproveite o dia de hoje e incentive este prazeroso hábito. Dê ou empreste livros infantis para as crianças de sua convivência. Dessa forma, com certeza você vai ajudar a semear um futuro melhor para nosso país.

 

terça-feira, 1 de abril de 2025

Bate-papo e sessão de autógrafos com o jornalista Fábio Gusmão, hoje (1/4), na Livraria Argumento

 


O jornalista Fábio Gusmão estará hoje, terça-feira (1º/4), na Livraria Argumento (@livrariaargumento), na Rua Dias Ferreira, 417, no Leblon, às 19h, para um bate-papo sobre a história do livro “Dona Vitória Joana da Paz” (@planetadelivrosbrasil).

 

Ele vai falar sobre os bastidores, curiosidades e tudo o que o público quiser saber sobre a história que inspirou o filme “Vitória” (#VitóriaFilme), estrelado por Fernanda Montenegro e Alan Rocha.


 

Além do bate-papo, Fábio Gusmão também vai autografar livros para quem estiver por lá!