terça-feira, 26 de agosto de 2025

Artista Flávia Soares lança livro "Corpo-Pote" no O Ateliê de Cerâmica, em Belo Horizonte

 

No dia 11 de setembro, sábado, a artista Flávia Soares lança o livro Corpo-Pote em evento aberto ao público n’O Ateliê de Cerâmica, instalado em uma das casas modernistas de Belo Horizonte, que integra o roteiro turístico da cidade. A programação inclui uma fala da artista, seguida por sessão de autógrafos e da  celebração da primeira publicação do coletivo.

 



Corpo-Pote é fruto de um trabalho coletivo que reúne texto crítico de Bianca Dias, fotografias de Breno Mayer e projeto gráfico de Greco Design , com curadoria de Luiza Soares e organização de Daniel Romeiro, em edição inédita e independente. 

 

A publicação aborda a cerâmica como corpo e linguagem artística, explorando-a como lugar de invenção e experiência estética. Bianca Coutinho Dias, autora do texto crítico presente na obra, aproxima o trabalho da artista de reflexões de Gaston Bachelard, Jacques Lacan e da escritora Ursula K. Le Guin, ressaltando como o pote e o vazio que ele contém são metáforas para corpo, memória e presença.

 

Em uma entrevista, a artista revela em pormenores sua relação com os desafios da construção de uma linguagem própria a partir de um ofício milenar que conjuga muitos mistérios.

 

Flávia Soares 


O percurso de Flávia Soares

Nascida em São Gotardo, no Alto Paranaíba, Flávia cresceu em contato com águas, cerrados e serras — elementos que atravessam sua produção. Sua trajetória conecta a ancestralidade da cerâmica mineira à prática contemporânea, em que a argila deixa de ser apenas utilitária e se transforma em meio de invenção poética, resistência e presença. No livro, a artista também se coloca em diálogo com referências femininas da cerâmica latino-americana, como Celeida Tostes e Julia Isidrez.

 

O lançamento

O evento de lançamento em Belo Horizonte será um momento de encontro entre a artista e o público. Realizado n' O Ateliê de Cerâmica, em uma casa modernista que integra patrimônio arquitetônico e o roteiro turístico da capital mineira, conectando a tradição ceramista ao contexto da cidade.


 

Serviço

Lançamento do livro Corpo-Pote, de Flávia Soares
O Ateliê de Cerâmica – Casa Modernista, Belo Horizonte

Av. Bias Fortes 225 em Lourdes.
11 de setembro de 2025 (sábado)

Horário: 10h às 13h
Evento aberto ao público, com fala da artista, sessão de autógrafos e celebração

O livro está à venda n’ O Ateliê de Cerâmica

Valor: 220,00

“Kitchen”, livro de estreia de Banana Yoshimoto, é tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um

 

Publicado originalmente em 1988, o romance foi relançado pela Estação Liberdade neste ano e será discutido com a jornalista Isabelle Moreira Lima em encontro online e gratuito

 

O livro Kitchen (Estação Liberdade, 2025), da escritora nipônica Banana Yoshimoto, será o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de agosto, que acontece na próxima quinta-feira, dia 28, às 19h, via Zoom, e tem como convidada a jornalista Isabelle Moreira Lima. Fora de circulação no Brasil até junho deste ano, a Estação Liberdade relança o romance em tradução de Lica Hashimoto, Fabio Saldanha e Lui Navarro.

 



Publicado originalmente em 1988, o livro de estreia de Banana Yoshimoto — pseudônimo de Mahoko Yoshimoto — apresenta duas histórias interligadas sobre luto: Kitchen e Moonlight Shadow. Em Kitchen, a narrativa principal do volume, a jovem Mikage Sakurai encontra consolo na cozinha após a morte da avó; e em Moonlight Shadow, Yoshimoto traz uma história curta que acompanha Satsuki, uma personagem que perdeu o namorado em um acidente e tem a oportunidade de se despedir dele por meios sobrenaturais. 


Banana Yoshimoto


Os participantes do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora Estação Liberdade, usando o cupom JHSP451AGO25. O cupom fica vigente de 03/08 até 30/08, válido para um único uso por CPF.

 

Saiba mais e inscreva-se em https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/

 

Convidada do mês

A convidada do mês é a jornalista Isabelle Moreira Lima, especializada em vinhos, editora-executiva da revista Gama, colunista da Folha de S.Paulo e autora da newsletter Saca Essa Rolha. 

 

Como funciona o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um?

Desde sua estreia em 2019, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um recebe grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, além de autores contemporâneos e leitores da literatura nipônica, para discutir obras de nomes como Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto e Yoshiharu Tsuge.

 

Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês.

 

O Clube discute livros de autores japoneses traduzidos diretamente para o português, visando uma cobertura multiplataforma deste universo literário — a parceria entre a revista dos livros e a JHSP traz também uma newsletter editorial mensal com os principais lançamentos.

 

No site da Japan House São Paulo há uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Umhttps://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/