sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Ex-jogador do Figueirense publica livro para exercitar a fé: “Priorize Deus 2025”


 Pastor e ex-jogador de futebol, Michel Simplício lança devocional interativo que ajuda exercitar a fé, aliviar o estresse e estreitar o relacionamento com Deus

 

Este devocional foi escrito especialmente para que você cresça emocional e espiritualmente, vença os constantes desafios da vida e cumpra o propósito para o qual foi criado [...] em meio às complexidades e aos desafios do mundo moderno, é fácil perder de vista o que é mais importante: a intimidade com o Criador. Diante dessa realidade, esta obra surge como um guia compassivo, oferecendo valiosas dicas e ferramentas para construir um relacionamento sólido com Deus, diariamente, ao longo de um ano completo.

(Priorize Deus 2025, p. 7 e 8)

 

É por meio dessa frase que o escritor, pastor e ex-jogador de futebol profissional Michel Simplicio apresenta o lançamento “Priorize Deus 2025”, uma nova edição de luxo, com capa dura e recursos interativos.  Mais do que incentivar um plano de leitura bíblica, este devocional anual tem o objetivo de fortalecer a fé, aproximar as pessoas do Criador e ajudar na redução da ansiedade e de outros problemas emocionais causados pelo ritmo acelerado do dia a dia.



 

Publicado pela Editora Vida, o livro conta com 365 reflexões, sugestões de orações, um plano de leitura orientado das Escrituras, espaço para anotações, uma seleção de versículos e atividades práticas. A publicação é acompanhada por 1200 ministrações em áudio, todas gravadas pelo próprio autor. Simplicio compartilha, ainda, três cursos inéditos – em formato de vídeos que podem ser acessados por QR Code – de como montar um quarto de oração; qual forma desenvolver um relacionamento constante e duradouro com Deus; e sobre os diferentes tipos de orações e como aplicá-las no cotidiano.

 

O escritor incentiva cada cristão a vivenciar melhorias, a fim de tranquilizar a mente e tornar a vida repleta de significados. Por isso, além dos devocionais, o pastor propõe conteúdos extras, como memorização de versículos, a fim de desacelerar a rotina e abraçar a oportunidade da cura interior. “Esses versículos escolhidos ajudarão a renovar a mente, a fortalecer a confiança em Deus e a manter o foco em suas promessas em meio às situações de adversidade”, revela Michel Simplicio.

 

“Priorize Deus 2025”, o devocional mais completo do Brasil, é um convite aos leitores para embarcar em uma jornada profunda de união com o Senhor, não apenas para desenvolver uma rotina de conexão espiritual sólida, mas também auxiliar no fortalecimento do corpo e mente. Com reflexões embasadas na Bíblia, o pastor guia o público a conhecer os planos e a vontade do Pai na própria vida, e como alcançar esse propósito em 365 dias de comunhão. 


Sobre o autor:

Michel Simplicio é pastor da Igreja Mais de Cristo, em Biguaçu, na região da grande Florianópolis (SC). Casado com Letícia Rossetto e pai de Mateus e Débora, assumiu o compromisso de impulsionar pessoas ao desenvolvimento de um relacionamento íntimo, pessoal e diário com o Senhor. Bacharel em Teologia Eclesiástica, conferencista e escritor, também possui uma bela história como atleta profissional de futebol, área na qual alcançou muitas pessoas para Jesus Cristo no Brasil, na Europa e na Ásia. Atualmente, dedica-se com zelo, intensidade e paixão ao cuidado direto e indireto de milhares de vidas.

 

Redes sociais:

Instagram: @michelsimplicio e @priorizedeus.oficial

 

Sobre a editora:

A Editora Vida oferece títulos nas áreas infantil, jovem, relacionamentos, espiritualidade, vida cristã, ficção, acadêmicos e bíblias. Com enfoque contemporâneo e respeito a obras clássicas, promove o crescimento espiritual do leitor. Com mais de 60 anos de destaque na publicação e venda de literatura cristã, também se firma como relevante distribuidora de Bíblias, em diversas versões, edições especiais e traduções inéditas.

 

Acompanha a editora nas redes sociais @editora_vid

A importância da adoção responsável: livro infantil "A Gata Penélope" celebra Dia Mundial do Gato

 

Para conscientizar a população sobre a importância do respeito, cuidado e proteção dos felinos, celebra-se, no dia 17 de fevereiro, o Dia Mundial do Gato. Em sintonia com essa causa, a escritora Isa Colli, da Colli Books Editora, apresenta o livro infantil A Gata Penélope, uma história encantadora que destaca valores como adoção responsável e amor aos animais.

 



A obra narra a trajetória de Penélope, uma gata esperta e curiosa que encontra um novo lar após passar por desafios nas ruas. Com uma narrativa envolvente e ilustrações cativantes, o livro busca sensibilizar crianças e adultos sobre o impacto positivo da adoção e a necessidade de garantir bem-estar e segurança aos animais domésticos.

 

O tema da adoção responsável é fundamental diante da realidade dos animais em situação de vulnerabilidade. Segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil, realizada em parceria com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), cerca de 4,8 milhões de cães e gatos vivem em condições precárias no Brasil. Muitos desses animais pertencem a famílias abaixo da linha da pobreza, segundo a classificação do IBGE e do Banco Mundial, ou são cuidados por pessoas que, mesmo sem serem os tutores originais, garantem alimentação e cuidados básicos.

 

Para Isa Colli, conscientizar as novas gerações é um passo essencial para transformar essa realidade. "Esses animais que vivem nas ruas sentem medo, fome e frio. A Gata Penélope é um convite para refletirmos sobre a responsabilidade de adotar um bichinho e oferecer a ele um lar amoroso", afirma a autora.

 

Além de entreter, o livro também serve como ferramenta pedagógica, incentivando a leitura e o desenvolvimento da empatia desde a infância. Com uma abordagem lúdica e educativa, A Gata Penélope destaca a importância da adoção como um ato de amor e compromisso.

 

O livro está disponível para compra no site da Colli Books e em livrarias selecionadas. Para mais informações, acesse www.collibooks.com.br.

 


Sobre a autora:

Isa Colli é uma escritora renomada com diversas obras infantis voltadas para educação ambiental e cidadania. Seu trabalho busca inspirar crianças e jovens a adotarem posturas mais conscientes e solidárias na sociedade.

Marcelo Moutinho retorna às crônicas em “O último dia da infância”

 

Vencedor do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Crônicas com “A lua na caixa d’água”, o escritor Marcelo Moutinho retorna ao gênero com a publicação de “O último dia da infância”. Assim como o livro premiado, a nova obra tem o selo da Malê, marcando o primeiro lançamento da editora em 2025, ano em que celebra sua primeira década de fundação. Neste regresso do cronista, Moutinho esbanja intimidade com o texto breve e aparentemente despretensioso, expandindo o mapa afetivo de sua escrita e sem deixar de lado a curiosidade do flâneur na busca por construir uma etnografia original de seu tempo.

 

“Neste livro, caminhamos da morte para a vida, como sinalizam os textos que abrem e fecham a leitura. As crônicas que integram as outras duas unidades também fazem esse movimento, da clausura da pandemia à fruição afetiva da rua, da experiência forjada na memória ao tempo de hoje, em suas dores e delícias, seu prazer e suas agruras”, sinaliza Moutinho.




O cronista percorre as reminiscências das múltiplas geografias de seu habitat mais íntimo, as ruas do Rio de Janeiro, da Zona Sul à Zona Norte, mas se aventura por outras paisagens a fim de descobrir o que elas revelam. Passeia por Salvador, São Paulo, Montevidéu e Buenos Aires. Em cada uma, busca anotar o que permanece como memória e mistério. Mas é a geografia dos sentimentos que se sobressai nesta seleta de textos, ao vasculhar pelas ruas os afetos e a alma dos lugares.

 

Entre as esquinas da vida real e os entroncamentos onde as emoções são moldadas, o cronista andarilho convoca em seu périplo a companhia de seus pares literários. A interlocução entre a tradição do passado e a contemporaneidade sublinha sua escrita e reafirma a originalidade da crônica nos dias atuais.

 

Entra em cena um desfile de diálogos com escritores, com referências dos dias de hoje e nomes eternizados pelo legado de suas obras, como Antônio Maria e Clarice Lispector, convocados, não por acaso, pelo autor para indicar os caminhos que irá percorrer nessas crônicas. Há também Caio Fernando Abreu, Hilda Hilst, Carlos Drummond de Andrade, Otto Lara Resende, Fernando Sabino, Nelson Rodrigues e, claro, João do Rio e Rubem Braga.

 

Na seara contemporânea, a exemplo da crônica “Dicionário amoroso”, Moutinho elenca a palavra preferida de autores como Eliana Alves Cruz, Sérgio Rodrigues, Giovana Madalosso, Luisa Geisler e Luiz Antônio Simas. Nesse balaio cronístico, convoca, entre outros, Antonio Prata, Tati Bernardi, Henrique Rodrigues, Joaquim Ferreira dos Santos, todos eles sucessores do gênero. Um verdadeiro bailinho de gerações.

 

Preâmbulo, intermezzo e epílogo

 

As crônicas que abrem e fecham o volume funcionam como preâmbulo e epílogo. A morte trágica da mãe é a nota de abertura. “Mãe - um tríptico” traz o relato do atropelamento fatídico ocorrido às vésperas do Natal e uma reflexão sobre o luto, que se desdobra para além de si. “Talvez a perda dos pais seja o último dia da nossa infância”, conclui o escritor.

 

O desfecho lúdico fica por conta de “Estrela da Vó Guida s/nº”. Na crônica, a menina Lia escreve uma carta para a avó já falecida. Aos oito anos, a neta não se lembra da avó, sua existência permanece nas histórias que o pai conta sobre ela e em fotos antigas. Mas Lia deseja contar sobre sua personalidade, listando tudo aquilo de que gosta e de que não gosta. Sua preocupação, porém, é se a correspondência chegará ao endereço certo. “Nem tenho certeza se esta carta vai chegar na sua casa. As estrelas ficam muito longe daqui e não sei em qual delas você mora.”, questiona a menina.

 

A esses escritos, somam-se duas unidades temáticas que reúnem textos que podem ser vistos como contraste e, ao mesmo tempo, complemento. A primeira, denominada “Janelas acesas de apartamentos”, reúne crônicas intimistas, pautadas por uma subjetividade lírica. O crescimento da filha, o isolamento pandêmico, o tempo e seus vestígios, o cronista retido à janela. Moutinho desfia um elenco de temas que constituem a matéria-prima da vida – banal, dolorida e bela. Na captura do momento, anota os sentimentos do mundo, “como uma foto que guardasse todas as idades”.

 

A segunda, “A cidade foi feita para o sol”, traz o cronista de volta às ruas, com textos prosaicos e bem-humorados, que se revelam nos títulos irônicos de inspiração popular, tal como “Mostra o seu que eu mostro o meu”, “Rolezinho em Madureira” e “João do Rio no Baile do Passinho”. Neles, coabitam bares decadentes, mas que preservam a autenticidade, bares da moda, que carecem de alma, o samba, o terreiro de umbanda e do candomblé – símbolos de resistência cultural. Moutinho apresenta personagens folclóricos, como um galo-celebridade, e imagina João do Rio nos dias de hoje. Quem sabe ele estaria postando no Instagram “a alma encantadora das ruas”? Olhar a cidade para descobrir a vida se transmutando.

 

Apesar das dores, o cronista refuta a tristeza, sem escamoteá-la. Prefere, antes, acolher de braços abertos as emoções que o futuro reserva. Pela leveza, rememora as galhofas de sua filha Lia, como em “A ciranda– Oito anos em dez atos”, com diálogos breves sobre a descoberta do mundo. A experiência da paternidade inspira também crônicas de pura ternura. É o caso de “Material escolar”, em que conclui: “Filho é mesmo um cavalo-de-pau na trajetória da gente. Num pequeno ato, restitui o espanto.”

 

Não seria, afinal, o espanto a matéria primordial da vida? O que a rua revela e oculta, dando sentido às emoções do cronista? Novos e antigos ciclos que se iniciam e se fecham?


SOBRE O AUTOR

 

Marcelo Moutinho nasceu no Rio de Janeiro, em 1972. Conquistou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Crônica com A lua na caixa d’água (Malê) e o Prêmio Clarice Lispector 2017, da Fundação Biblioteca Nacional, com o livro de contos Ferrugem (Record). É autor, também, de A palavra ausente (Malê, 2022), Rua de dentro (Record, 2019) e Na dobra do dia (Rocco, 2015), além de obras voltadas para as crianças. Organizou várias antologias, entre elas Contos de Axé - 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás (Malê, 2022). Em 2024, lançou biografia Estrela de Madureira – A trajetória da vedete Zaquia Jorge, por quem toda a cidade chorou (Record).


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

"Joel Santana - o verdadeiro King do Rio": a incrível história de um ícone do futebol brasileiro escrita por Wilson Rossato

 

Publicado pela Tinta Negra, selo do Grupo Editorial Zit, o livro será lançado no próximo dia 18, na Livraria Travessa no BarraShopping, a partir das 18h.

 

O livro que celebra a trajetória do técnico mais carismático do Brasil chega às livrarias com histórias inéditas e emocionantes. Uma viagem única pela história de Joel Santana, o técnico que conquistou o título de "Rei do Rio" ao vencer campeonatos cariocas pelos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. O livro "Joel Santana – o verdadeiro King do Rio", de Wilson Rossato, narra a jornada épica do homem que combinou habilidade tática, carisma e resiliência para deixar um legado inigualável no futebol brasileiro. 



"A biografia conta os altos e baixos da carreira de Joel Santana. Na verdade, mais altos do que baixos porque ninguém é chamado de Rei do Rio à toa. E se ele é o Rei do Rio porque foi campeão carioca pelos quatro grandes times, ele poderia ser chamado também de Rei da Bahia, pois foi campeão baiano pelos dois grandes clubes do estado”, explica o autor.

 

Com relatos emocionantes, bastidores marcantes e momentos hilários, como sua parceria com Pelé na icônica campanha do xampu Head & Shoulders, a obra destaca a personalidade magnética de Joel, que transcendeu o campo e conquistou corações no Brasil e no mundo.

A biografia é mais do que um registro esportivo; é um tributo a um homem que viveu intensamente o futebol e soube se reinventar a cada desafio, seja no comando de equipes de base nos Emirados Árabes, seja liderando conquistas históricas como a virada épica na final da Copa Mercosul de 2000.

 

"Joel Santana – O verdadeiro king do Rio" tem lançamento marcado para o próximo dia 18, na Livraria Travessa da Barra da Tijuca, no BarraShopping (Av. das Américas, 4666 - Loja 220 - RJ) e promete emocionar torcedores, admiradores e todos que apreciam boas histórias de superação e paixão pelo esporte.


Wilson Rossato - Foto: Toninho Tavares - Agência Brasília
 

Sobre o autor

Wilson Rossato nasceu em Piracicaba (SP), em 26 de agosto de 1962. Dipl. em Comunicação Social. Veio para Brasília em 1992. Assessor de Imprensa do GDF. Colab. em periódicos. Premiado em concursos literários. Pertence à Associação Nacional de Escritores. Participou da antologia Todas as gerações – o conto brasiliense contemporâneo, 2006, org. de Ronaldo Cagiano; ANE – 50 anos – Contos, 2013. Bibl.: O tolo precário, 2004; O DJ e as Armas Proibidas, 2008; O Sonho de Fernão – uma aventura com Fernão Dias Paes, 2010; Segredo de família, 2015. Ganhou os prêmios Oficina do Autor, da Funarte, em 2001 e Redescoberta da Literatura Brasileira, da Revista Cult, em 2002.

O livro "Joel Santana – O verdadeiro king do Rio” está à venda pelos sites www.grupoeditorialzit.com.br, na loja parceira https://www.fokaki.com.br  e nas principais livrarias do país.

 

Serviço:

Local: Livraria Travessa da Barra

Endereço: Barra Shopping - Av. das Américas, 4666 - Loja 220 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 2430-8100

Data: 18 de fevereiro de 2025

Horário: a partir das 18h

Entrada Franca

 

Grupo Editorial Zit nas redes:

https://www.facebook.com/grupoeditorialzit

https://www.instagram.com/grupoeditorialzitoficial


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

“Pra tudo se acabar na quarta-feira – Grandes criadores do Carnaval”: livro celebra carnavalescos dos desfiles cariocas

 

Lançamento será no próximo dia 19, na Livraria Travessa do Shpping Leblon, a partir das 17h


Histórias do carnaval não faltam. Há vitórias embriagadoras, derrotas dolorosas, inovações geniais, celebridades, ciúmes, solidariedade. Tudo na intensidade e na alta voltagem de uma festa única no mundo, que mobiliza milhões de espectadores de milhares de profissionais – e que é efêmera, acaba em 70 minutos. Pura fascinação.

 


A Editora Capivara lança, no próximo dia 19, a partir das 17h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Store 205 A), o livro ”Pra tudo se acabar na quarta-feira – Grandes criadores do Carnaval”, com artigos biográficos e analíticos sobre 16 dos mais conhecidos carnavalescos do Brasil, selecionados por uma comissão de especialistas, num olhar que abrange a relação dos criadores com o mundo das artes plásticas, em edição bilíngue (português/inglês).

 

O livro que analisa e celebra a arte de grandes carnavalescos dos desfiles do Rio de Janeiro foi organizado pela curadora Luisa Duarte e pelo arquiteto Miguel Pinto Guimarães, com artigos de pesquisadores e jornalistas e um excepcional conjunto de fotografias da “maior festa do planeta”, como define Guimarães.


 

Com capítulos que celebram desde o “pai” Fernando Pamplona (1926-2013) à jovem dupla Gabriel Haddad & Leonardo Bora, ”Pra tudo se acabar na quarta-feira – Grandes criadores do Carnaval” conta com mais de duas centenas de fotografias espetaculares e croquis dos carnavalescos. Inclui também uma cronologia e a apresentação do escritor, professor e historiador Luiz Antônio Simas, autoridade no assunto, além da participação de patrimônios da cultura no Brasil, a exemplo de Haroldo Costa.


Luiz Antônio Simas
 

“Uma injeção de formas e cores atiçando nossas sinapses, um baticumbum ritmando nosso pulsar cardíaco. Ninguém sai o mesmo de uma experiência como essa”, diz, sobre o Carnaval, o organizador Miguel Pinto Guimarães em sua introdução.

 

Abaixo, a relação dos carnavalescos e os autores:

* Fernando Pamplona (por Leonardo Bruno)

* Arlindo Rodrigues (Felipe Ferreira e Ricardo Lourenço)

* Júlio Mattos (Eduardo Gonçalves)

* Joãosinho Trinta (por Aydano André Motta)

Joãosinho Trinta
Aydano André Motta


* Laíla (por Aydano André Motta)

* Maria Augusta (por Flávia Oliveira)

Maria Augusta















Flávia Oliveira


* Fernando Pinto (por Miguel Pinto Guimarães)

* Rosa Magalhães (por Fábio Fabato e Helena Theodoro)

Rosa Magalhães














Fábio Fabato












* Max Lopes (por Marcelo Pires)

* Renato Lage (por Daniela Name)

* Alexandre Louzada (por João Gustavo Melo)

* Oswaldo Jardim (por Bruno Chateaubriand)

* Milton Cunha (por Bruno Chateaubriand)

* Paulo Barros (por Marcelo de Mello)

* Leandro Vieira (por Helena Theodoro)

Leandro Vieira














Helena Theodoro












* Gabriel Haddad/Leonardo Bora (por Leonardo Bruno)