sábado, 30 de março de 2024

Reedição atualizada de livro sobre a história do Município de São Gonçalo será lançada no dia 12 de abril, no Empório Vírgula

 

Autora expõe erro histórico no brasão e na bandeira e reafirma tese sobre dia 6 de abril como aniversário da cidade

 

O brasão e a bandeira do município de São Gonçalo carregam um erro histórico há décadas. É o que revela a professora Maria Nelma de Carvalho Braga no livro "O município de São Gonçalo e sua história", 4ª edição atualizada e ampliada, que será lançado no dia 12 de abril, sexta-feira, às 18h, no Empório Vírgula, 235, Boaçu, São Gonçalo.


Professora Maria Nelma de Carvalho Braga 

A informação é fruto de pesquisas em várias fontes, até chegar ao modelo original: a conclusão foi que no brasão estampado na bandeira, a cana de açúcar e o café estão posicionados incorretamente em relação às datas, causando confusão sobre os períodos econômicos do município. Para a historiadora, é urgente que as autoridades façam a correção de um dos principais símbolos do município.

 

No livro de 588 páginas, Maria Nelma conta a história de São Gonçalo com detalhes, como a perda do distrito de Itaipu para o município de Niterói. A obra contém informações e documentos inéditos e uma coleção cartográfica criada e catalogada em 30 anos de pesquisas. A pesquisadora reafirma sua tese sobre a comemoração do aniversário da cidade no dia 6 de abril de 1579, marco da fundação, e não 22 de setembro de 1890, data da emancipação político-administrativa. Aos 79 anos, diz que não pretende lançar nova edição. Será?

 

“A obra de Maria Nelma se propõe a ser um compêndio de informações, mais do que de história, porque reúne dados geográficos, estatísticos, urbanísticos, sobre as instituições. Hoje em sua quarta edição ampliada e atualizada, é um material referencial para quem quer conhecer a cidade e a história de São Gonçalo”, ressaltou o historiador Rui Fernandes, da FFP-Uerj.



O professor lembrou que em 1997, no lançamento da primeira edição, havia um movimento de valorização dos trabalhos sobre a história da cidade, em que se destacavam Evadyr Molina e Salvador Mata e Silva, do Memor, e Maria Nelma elaborando seu estudo sobre São Gonçalo. Nesse período também surgiu o grupo de pesquisa “História de São Gonçalo: memória e identidade”, da Uerj.

 

Para o pesquisador Sérgio Toledo, a autora expõe através da sua obra um compêndio de anotações relevantes para pesquisas futuras. “Conheci Maria Nelma no Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo, ela é testemunha de vários eventos marcantes na nossa historiografia. E a cada edição fez as devidas revisões históricas, diferentemente de historiadores que a antecederam, que não tiveram esse cuidado, guardando para si todo o repertório do arquivo histórico da cidade”, concluiu.

 

Maria Nelma receberá a Medalha Joaquim Lavoura, considerada a mais importante da cidade, no dia 5 de abril, às 13h30, na Câmara de Vereadores. É detentora de outros títulos, como o de Cidadã Benemérita Gonçalense (2019), pela Câmara Municipal de São Gonçalo, e Medalha Joaquim Nabuco (2010), pelo Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN) e Associação Fluminense de Belas-Artes (AFBA).

 

Integrante da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, é autora dos livros O município de São Gonçalo e sua história (1997, 1998, 2006 e 2024), Higienistas e cientistas brasileiros (2006), Minhas palestras: memorial (2018) e O município de São Gonçalo - uma história em resumo (2021).

 

SERVIÇO:

Evento: Lançamento do livro “O município de São Gonçalo e sua história”

Data: 12 de abril (sexta-feira)

Horário: 18h às 20h

Local: Empório Vírgula, 235, Boaçu, São Gonçalo

Entrada franca

Contato para vendas: 21-99945-3069 (Fernanda)

E-mail da autora: prof.marianelma@gmail.com

segunda-feira, 4 de março de 2024

Livro infantil “Senhor Pum” é o mais recente lançamento do poeta, escritor infantil e produtor cultural Bruno Black

 

Poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador dos Programas "Xexelento da Peri" e "Tô Com Bruno Black". Este é um resumo das atividades desenvolvidas por Bruno Black, que acaba de lançar o livro “Senhor Pum! – O nascimento de uma amizade cheirosa!”, com ilustrações de Rafael Santana e selo da Editora Conejo.

 


Através de uma história encantadora e ricamente ilustrada, o autor explora temas importantes como a amizade, a diversidade e a aceitação. Euplídio, com sua vivência única de ser um menino de pele negra em uma família multirracial, mostra aos leitores a importância de se aceitar e abraçar a própria identidade. Laurita, a descolada cachorra de Euplídio, com sua inteligência incomum, aquece o enredo disposta a não perder sua posição no lar e apronta definitivamente!

 

E assim, com reviravoltas improváveis, um elo se forma entre o menino e o pum. Que nasce literalmente do pum do protagonista. Como? Enquanto a aventura se desenrola, somos levados a descobrir, junto com Euplídio, que o pum possui sentimentos, personalidade e o desejo de ser aceito. Com seu jeito irreverente e divertido, o Senhor Pum conquista Euplídio e ensina que a verdadeira beleza está além das aparências.

 

QUEM É O AUTOR

Morador da Comunidade do Fumacê, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Bruno Black vive de seus livros e de sua arte e já tem quase seis mil textos escritos. Largou tudo na vida para viver da poesia e investiu tudo que tem em si, além do apoio de seus fãs.


Seu lema, "Se tens um dom, seja!", se tornou famoso e tem salvo vidas e dado liberdade às pessoas para viverem através de seus dons. O sucesso foi tão grande que se transformou numa série de antologias anuais com o mesmo título, publicadas pela Editora Conejo.


Bruno Black


Bruno Black lançou, até o momento, quase 19 obras literárias nas principais Bienais Literárias do Brasil e em feiras internacionais (virtuais) e nacionais (presenciais), desde 2006, como autor. Uma de suas obras literárias, #Tarja Preta, que fala sobre saúde mental, se tornou um Best Seller, e seu livro infantil homenageando seu cachorro, Euclides, é um sucesso de vendas.

 

O poeta e escritor infantil ganhou mais de 20 prêmios ao longo de sua carreira, como o “Excelência Artística”, outorgado pela Apperj (Associação Profissional de Poetas do Rio de Janeiro) e o “Mestre dos Mestres”, conferido pelo Arte em Movimento (SP). A Câmara Municipal da Indústria e Comércio do Rio de Janeiro o homenageou com o título de “Liderança Negra que movimenta a economia”, em 2022, no Theatro Municipal.

 

Bruno Black é uma das principais atrações do "Ler Festival do Leitor", onde tem um Sarau que conquista quase 800 pessoas diariamente, com foco em alunos de escolas públicas e periféricos. Sua madrinha artística é uma das maiores cantoras da MPB, Zélia Duncan, enquanto o empresário David Santana é o seu padrinho.


Para este ano de 2024, além do lançamento de novos títulos, como o Senhor Pum, ele trabalha na reforma de seu espaço de criatividade, em sua sala na Comunidade do Fumacê, e pretende inaugurar o “Clube de Palavras”, onde vai apoiar novos artistas favelados e independentes, promover oficinas, trazer personalidades, realizar palestras e criar movimentos literários na comunidade.