quinta-feira, 28 de novembro de 2024

SJPMRJ participa do 3º Festival do Livro do Rio de Janeiro, no Sinttel-Rio

 

De hoje (28) até sábado (30), o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-Rio) sedia a terceira edição do Festival do Livro do Rio de Janeiro - FLIV-Rio, que reunirá literatura progressista, debates, apresentações culturais e novos autores em destaque. O FLIV é organizado pelo Sinttel-Rio e conta com o apoio de várias entidades sindicais, dentre elas o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

 


No clima das revelações do plano de golpe de Estado e de assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin, e do ministro do STF Alexandre de Moraes, algumas das 15 mesas e rodas de conversa programadas para o Festival do Livro vão falar sobre o assunto.

 

Na programação também estão mesas como: “Desafio e Dilemas da Esquerda Brasileira na Conjuntura atual”, com José Genoíno, ex-deputado e ex-presidente do PT, Gilberto Palmares, presidente do CRT-RJ e Mateus Mendes, Mestre em Ciência Política; “Operação Lava Jato: A Grande Farsa”, com Luis Nassif, diretor do jornal GGN, Eduardo Appio, professor e juiz federal em Curitiba, Henrique Pizzolato, sindicalista, ex-diretor da Previ e do Banco do Brasil; Sálvio Kotter, escritor e criador da Kotter editorial; “Poder e Desigualdade: O Retrato do Brasil no Começo do Século XXI”, com Cesar Calejon, jornalista e escritor, e João Cezar de Castro Rocha, professor da UERJ e escritor. Estará em pauta também a disseminação da intolerância pela extrema direita.

 


O Cine Debate exibirá o documentário “O Discurso: a construção do ódio”. O filme de média metragem é uma produção da ONG CRIAR Brasil e após a exibição haverá debate com a presença de Lia Manso, advogada e feminista, Suzy dos Santos, professora da UFRJ e Rosangela Fernandes, coordenadora do Criar Brasil.

 

O evento já está na sua agenda? Se não estiver, programe-se. Vale muito a pena ir ao 3º FLIV, que acontecerá na Rua Morais e Silva, 94, Maracanã, de 10h às 20h.


segunda-feira, 25 de novembro de 2024



 

Comunidade do Fumacê, em Realengo, realiza sua Festa Literária, de quinta-feira (29) a 4 de dezembro


Projeto foi idealizado pelo poeta, escritor infantil e agente literário Bruno Black


A Festa Literária do Fumacê foi inspirada no livro da Comunidade homônima, que fica localizada em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, lançado em 2023. Bruno Black, autor dos livros, criou o Clube das Palavras, que já está em sua 11ª edição. "Percebi que as pessoas aqui amam cultura, mas não tem acesso e não produzem a seu próprio favor. Então, resolvi fazer a Festa Literária da favela pra estimular e sensibilizar esse processo", destacou Black.

 

                         Logomarca feita pelo ilustrador Rafael Santana, paulistano de Taubaté


O poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador dos Programas “Xexelento da Peri” e “Tô Com Bruno Black”, é considerado um dos artistas mais produtivos dos últimos 10 anos no Rio de Janeiro e no Brasil.

 

Morador da Comunidade do Fumacê em Realengo na Zona Oeste do Rio, Bruno Black vive de seus livros e de sua arte. Em agosto de 2024 ficou emocionado ao inaugurar a Casa de Cultura Bruno Black, em Campos dos Goytacazes. "Me senti tão importante e valorizado. Tive vontade de chorar", enfatizou.

 

Bruno Black, idealizador da Feira Literária do Fumacê

Com estimativa de reunir quase 50 artistas, a Feira Literária do Fumacê terá início no próximo dia 28 (quinta-feira) e segue com programação até o dia 4 de dezembro.


Confira a programação da Festa Literária do Fumacê! (Circuito de Saraus)

 

28/11 - Quinta feira - (Aberto pra comunidade)

Local: Ciep Thomas Jefferson

Público: Alunos do EJA

(Adultos e idosos - aberto ao público)

Horário: 18h até 20h30

Atividade: Sarau

Artistas: Poesia: Ed Ramos / Carla MMoraes / Thiago Mathias / Anastacia Santana/ Mariana Vitória / Silvia Inspetora.

Performer: WG - Wanderson Geremias

Dança: Karin Rodrigues (Passista) ' José Jackson (Cover do Mickael Jackson), Cassia Alves (Dança Cigana), B.boy Vavá (Break - Hip Hop)

Música: Jay Eros, Jean Luiz e Jô Pires e MC Negrão.

 

29/11 - Sexta feira - (Aberto pra comunidade)

Atividade: Sarau

Local: Clinica da Família Antônio Gonçalves da Silva

Público: Idosos

Aberto ao público

Horário: 09h00 até 10h30

Artistas: Val (Capoerista), Bruce Wayne Nascimento Oliveira (Violinista), Carla Maria De Moraes (Poetisa), Patrícia Alves (Escritora), Danielle Delaneli (Atriz), Marcelo Gularte (Músico - Flauta) Daniel Ozazuma Corbo (Poeta do Slam / Freestyle) e Ana Neves e Fabrício Fortes (Atores) e Jô Pires.

 


29/11 - Sexta Feira - (Apenas para os alunos)

Atividade: Sarau

Local: Ciep Thomas Jefferson (Adolescentes)

Público: Crianças e adolescentes

Horário: 12h00/ 13h30

Artistas: B.boy Vava (Break / Freestyle/ Rima), Daniele Delanelli (Atriz), Carla MMoraes (Poetisa) e Real Marvi (Freestyle, Poeta, rima) Ozazuma (Poeta do Slam) e Val (Bate papo sobre saúde - representando a Clínica da Família Local) e Val (Bate papo sobre saúde - Agente da Clínica da Saúde local)

 

30/11 - Sábado - (Apenas para os colaboradores do projeto Clube das Palavras)

Atividade: Culminância de final de ano / karaokê/ iremos fechar nosso novo livro que será lançado na Bienal do RJ em 2025. (Sarau)

Clube das Palavras do Bruno Black – 11ª edição.

Público: Apenas para os participantes do projeto - adolescentes, adultos e idosos) Horário: 13h às 22h

Local: Quintal da casa do Bruno Black

Horário: 13h até 22h

Atividades: Comemorar nossas 11° edições, montar o livro, culminância, Karaokê e Sarau, Festa Literária do Fumacê. (Nosso último encontro de 2024)

KJ: Carlinhos Castro e Liliam Castro

Colaboradores: Carla Moraes, Deigila Prates, Bruno Black, Ed Ramos, Anastacia Santana, Fabi Fernandes, Milene Nascimento, Jorge Davi, Marcos Lopes Firmo Firmo, Jean Luiz, Marcio Muniz, Marcus Acoy, Michelle Rossi, Du Muniz, Cassia Alves, Fabricia Batista, Adriana Batista, Ligia Silva, Lara Nascimento, Junior da Prata, Mery Onírica, Luci Chagas, Vera Regina e Adneir Fa.

 

02/12 – Segunda-feira - (Somente para os alunos)

Atvidade: Sarau

Local: E.M Álvaro Alvim

Público: Crianças e adolescentes

Horário: (09h/10h/11h)

Artistas: Carla MMoraes (Poetisa), Jay Eros (Cantor), Luis Lucena (Freestyle), Danielle Delaneli (Atriz).

 

04/12 - Quarta feira

Atividade: Sarau

Local: E. M Lima Barreto

Público: Alunos das escolas.

Horário: (9h/10h/11h)

Artistas: Carla MMoraes (Poetisa), Negro Clássico (Freestyle, rima), Ana Paula (Depoimento da Liderança Sociocultural da favela), Naju (Poetisa), Joana D'Arc (Contação de História) roda de conversa!

 

Instagram:

https://www.instagram.com/festaliterariadofumace?igsh=MWhkcTV2ODZlamF5aw==

 

Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=61568479300554&mibextid=kFxxJD

 

Denise Crispun lança seu primeiro romance: "Constelações HIpócritas"

 

Obra recebeu, em 2023, o prêmio Carolina Maria de Jesus

 

Denise Crispun faz sua estreia como escritora de romances com "Constelações Hipócritas", que recebeu, em 2023, o Prêmio Carolina Maria de Jesus, e foi apresentado, em primeira mão, na Flip deste ano, em Paraty. Na obra, a autora utiliza o tempo como narrador, para contar a história de Sara, uma mulher com seus caminhos, decisões e solidões. Em torno da ficção, como se faz no que há de melhor nas narrativas contemporâneas, Denise junta, com maestria, elementos reais e leva o leitor a acompanhar a protagonista por assuntos que, quase sem querer, criam uma rede em torno do seu cotidiano.

 


A ideia do romance nasceu numa oficina iniciada logo após a pandemia, com Luiz Antonio de Assis Brasil, professor da PUCRS, um mestre na arte de ensinar que revelou nomes como Daniel Galera, Cintia Moscovich e Michel Laub, entre outros. Nela, Denise desenvolveu uma personagem que, mesmo ao término da oficina, seguiu lhe perseguindo. Ela partiu para a pesquisa e, após algum tempo de maturação, começou a escrever o livro.  

 

- No início, pensei numa trama mais policial, mas segui outro caminho, onde teria mais liberdade. Eu queria também deixar fluir as sensações e sentimentos da personagem durante sua busca. Como a narrativa envolve uma volta ao passado com novos encontros, usei uma linguagem poética, que cruza com acontecimentos e fatos reais. Gosto da mistura e eu mesma me surpreendi com o resultado. O que a vida tem de dura ela também tem de poesia - explica a autora.

 

Sobre "Constelações Hipócritas", João Anzanello Carrascoza, escritor brasileiro, redator publicitário e professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), escreveu: Quem leu Furiosamente calma, de Denise Crispun, conhece o vigor literário de seus contos curtos – formato de escrita mais desafiante do que a narrativa breve tradicional, por exigir intensidade, tensão e reduzidos recursos. Já por meio deste romance, Constelações Hipócritas, ela nos mostra que domina igualmente, a prosa de cauda longa, engendrando com refinamento e esmero uma trama singular, e comprova, sobretudo, que faz parte, no canteiro múltiplo da literatura brasileira, de uma vicejante linhagem de escritoras contemporâneas.

 

TRAJETÓRIA

Em seus 30 anos de carreira, Denise conta com 11 livros publicados, mais de 20 peças encenadas pelo Brasil e prêmios, como um Quirino e Grande Otelo da Academia Brasileira de Cinema, pela série de animação “O Hotel Silvestre de Ana Flor”, exibido na HBO, em 2023 e uma indicação ao Shell na categoria de Melhor texto pelo espetáculo "A Carpa". Sem preconceito de estilo, Denise escreve sobre tudo um pouco e está sempre em movimento, indo do drama à comédia, passando também pelo documental e jornalístico.

 

Ano passado ela se permitiu a novos desafios, lançando no Rio de Janeiro seu primeiro livro de contos, "Furiosamente calma”, que contou com uma performance na Flip, em Paraty. Esse trabalho deve estar em breve nos palcos cariocas, com a atriz Carol Machado e direção de Alcemar Vieira. Enquanto isso, Denise já prepara um novo livro, com o título provisório de “Preciso falar do que não compreendo", para 2025.

 

Denise Crispun

SOBRE A AUTORA

Denise Crispun é escritora, autora teatral e roteirista. Formou-se em História pela Universidade Federal Fluminense e vive no Rio de Janeiro, onde desenvolve seus trabalhos para teatro e televisão. Possui mais de 20 peças (infantil e adulto) encenadas no Rio, São Paulo, Minas Gerais e Fortaleza, oito livros infantis publicados, mais uma ficção científica para jovens e um livro de contos. Em 2010, foi indicada ao Prêmio Shell de melhor autora, junto com Melanie Dimantas, pela peça A Carpa, texto premiado pela Funarte em 2004. Na televisão, trabalhou como roteirista do programa Tapas e Beijos, da TV Globo. Com o ator Rodrigo Sant’Anna desenvolveu a série Os Suburbanos e Tô de Graça, em cartaz no canal Multishow, e a série "Tocs de Dalila", com Heloísa Périssé.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FLIV-Rio: literatura progressista, debates, apresentações culturais e novos autores em destaque

 

Está confirmada a terceira edição do Festival do Livro do Rio de Janeiro, FLIV-Rio, entre os próximos dias 28, 29 e 30, na sede do Sinttel-Rio, à Rua Morais e Silva, 94, no Maracanã, com entrada gratuita!

 

O FLIV-Rio confirma tradição e reforça o time de primeira para lançar livros e debater a conjuntura com foco na literatura progressista. Nesta terceira edição, já são cerca de 40 editoras confirmadas, os livros serão vendidos com 30% de desconto, tanto de escritores consagrados como o dos estreantes. A novidade deste ano será um espaço exclusivo para os autógrafos, carinhosamente batizado de “Abrace seu Autor”.


Outra inovação do evento promovido pelo Sinttel-Rio será um concurso literário para estudantes do ensino médio que terá premiação em dinheiro. O festival ainda terá teatro, cultura, comidas e bebidas, mas como sempre, o ponto forte são os debates que provocam reflexão e são abertos ao público com a participação da plateia.

 

Alguns autores que marcaram presença nas edições anteriores, 2022 e 2023, já confirmaram presença e trarão novas publicações. Entre eles: Rubens Casara, juiz e escritor, e Cesar Calejon, jornalista do ICL e escritor.

 

Entre os estreantes, estão José Genoíno, ex-deputado e ex-presidente do PT; Luís Nassif, jornalista e editor do site GGN; Luiz Eduardo Soares, antropólogo, cientista político e professor da UFRJ; Jefferson Rodrigues, professor de Direito Sindical e Procurador do Trabalho; e o professor Mateus Mendes, que estará presente, dia 28 de novembro, às 18h, para lançar o livro: “É Ideologia, Estúpido” e “Guerra Híbrida é Neogolpismo: Geopolítica e Luta de Classes no Brasil (2013-2018)”. Ele vai participar de um debate com José Genuíno sobre “Desafio e Dilemas da Esquerda Brasileira na Conjuntura atual”. Imperdível.


 

As mulheres também marcarão presença. Uma atividade de destaque será a roda de conversa “A importância da escrita da mulher para a Literatura”, dia 29, às 14h, que contará com cinco escritoras brasileiras, cada uma representando uma trajetória e transitando por gêneros literários distintos: romance, poema, infanto-juvenil, contos.

 

As autoras compartilharão suas experiências, dificuldades e reflexões sobre a importância da literatura da mulher no mercado editorial no Brasil com mediação de Isa Martins, escritora e professora e Mônica Seixas, escritora e advogada. Entre os lançamentos de obras escritas por mulheres está o livro “Políticas de Identidade: gênero, raça, classe, sexualidade, e a formação do movimento de mulheres negras no Brasil”, de Bárbara Araújo.

O evento terá ainda espaço reservado para poesia e arte. O grupo “Militantes em Cena”, que usa o palco para defender a democracia, vai apresentar a peça “A cadela do fascismo está sempre no Cio”, obra inspirada em textos que falam sobre o fascismo, com referências de Bertolt Brecht e Spinoza.

 

Mercado do Sebo no Fliv-Rio

Livros que alimentam: troque quilos por livros. O Mercado do Sebo, sucesso absoluto na última edição do FLIV-RIO, estará de volta agora em 2024. Mais uma vez, trazendo a oportunidade de unir leitura e solidariedade. Neste mercado, todo mundo ganha: você leva alimentos não perecíveis ou material de higiene e troca por livros a sua escolha. São milhares de títulos de diversas áreas. Tudo muito simples e que vai ajudar bastante a quem precisa. Os produtos arrecadados serão doados para a SAPE: Sociedade dos Amigos da Pediatria do Hospital Gaffrée e Guinle.

 

E pode ter certeza: esse é só o início de uma escalação incrível.

 

Confira a programação em https://flivrio.org.br/programacao.



terça-feira, 19 de novembro de 2024

Marcelle Machado lança “Silêncio”, um livro de muitas vozes


Em um mundo de tantos barulhos, de tanta pressa e de vidas atribuladas, Marcelle Machado vem apresentar a sua escrita, lançando seu primeiro livro de poesias: Silêncio. Como define a própria autora: “Silêncio é uma proposta para um momento de leitura calma, de uma pausa para a quietude, de um olhar para si, para a poesia e nada mais”. 


O lançamento, que sai pela Literíssima Editora, acontece no próximo sábado, dia 23, das 16h às 19h, na Livraria do Belas, à Rua Gonçalves Dias, 1581, Lourdes, Belo Horizonte (MG).

 


Marcelle, que desde sempre teve contato com a leitura e a escrita, faz neste livro uma seleção de textos seus que remontam aos idos de 1996 aproximadamente, até os dias de hoje. Eram textos manuscritos, rabiscados em cadernos, pedaços de papel, cartões, atividades em oficinas literárias, enfim, textos vinculados a décadas de uma produção poética e que foram agora delicadamente selecionados para o Silêncio.

 

Além desta primeira publicação de um livro de poemas apenas seus, a autora participou recentemente de algumas publicações coletivas, tendo seus textos (poemas e uma crônica) selecionados pela Vivara Editora Nacional e pelo Selo “Off Flip”. Participou, ainda, do oitavo número da coleção de poesia feminina “Elas, a Saudade, o Amanhã”, da própria Editora Literíssima, com o poema “Sessão Nostalgia”.

 

A AUTORA

Marcelle tem formação em Direito, com Mestrado e Doutorado na área da Teoria do Estado e Direito Constitucional e, ainda, Graduação em Letras e Especialização em Revisão de Textos, com publicações acadêmicas nessas respectivas áreas. No final de 2022, Marcelle foi acometida por uma encefalite autoimune e por uma sequência de internações e tratamentos com medicação que acabaram por gerar uma farmacodermia, com um forte processo alérgico às medicações. Desde então, ela passou por uma série de desafios e cuidados médicos rigorosos. Mas, seus tratamentos foram exitosos e ela leva, atualmente, uma vida normal.


Esse seu período de adoecimento, no entanto, foi de grande valia e aprendizado. Por iniciativa e com o incentivo de seu esposo, Marcello Crispi, ela começou a anotar toda a sua rotina, com uma espécie de diário sobre consultas, remédios, tratamentos, terapias, compromissos, pensamentos, enfim, um registro de suas vivências e memórias.


Marcelle Machado 

Nesses dois últimos anos, portanto, a prática da leitura e da escrita foi fundamental, tendo uma relevância ainda maior na vida da autora. E, com isso, ela ganhou um precioso presente, ela ganhou o que hoje é tão raro em nossas vidas: o tempo. Ela teve tempo para si e para seus poemas, tempo para resgatar suas memórias, suas antigas escritas e, ainda, produzir novas. Tempo para produzir e publicar trechos e poemas como este breve e belo poema que segue abaixo:

 

AFETO

Há dias eternos

que de tão belos

eternos permanecem.

Há momentos ternos

que de tão eternos

belos permanecem.

Há pessoas belas

que de tão ternas

eternas permanecem.


quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Guiomar de Grammont autografa “Mais pesado que o ar” em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

 

Uma jornada poética e introspectiva. O livro “Mais Pesado que o Ar”, de Guiomar de Grammont, com o selo da editora Tinta Negra, é uma obra lírica, que leva o leitor por uma viagem pelos recantos mais profundos da alma humana, explorando temas de solidão, deslocamento e transformação. Através de um olhar poético e sensível, o livro visita cidades icônicas como Paris, Sevilha, Havana e Ouro Preto, onde o viajante se confronta com o efêmero e o duradouro, deixando-se afetar pelas culturas e paisagens. Cada cidade se torna um reflexo das inquietações e descobertas internas do narrador, que nos convida a vivenciar a beleza e a dor de ser um eterno estrangeiro.

 


Com uma linguagem que transita entre o concreto e o onírico, Guiomar de Grammont revela os encantos e desafios de uma viagem que é, ao mesmo tempo, física e existencial. “Mais Pesado que o Ar” é mais do que um livro; é uma experiência que evoca as complexidades da condição humana, ideal para quem busca literatura que transcende o cotidiano e alcança o sublime.

 

Destaques:

O livro conta com um prefácio e uma 4ª capa assinados pela renomada escritora e atriz Elisa Lucinda, uma das vozes mais importantes da literatura e da dramaturgia contemporânea no Brasil. Com uma carreira marcada pela sensibilidade poética e engajamento em temas sociais, Elisa Lucinda é uma figura de grande relevância cultural, tanto por suas obras literárias quanto por suas atuações no teatro, cinema e televisão.

 

Além disso, a orelha do livro foi escrita pelo consagrado crítico literário José Castello, um dos mais respeitados críticos e ensaístas do país. Autor de várias obras de crítica literária e biografias, incluindo a aclamada biografia de João Cabral de Melo Neto, Castello tem um olhar profundo e refinado sobre a literatura brasileira. Sua análise valoriza e contextualiza Mais Pesado que o Ar, destacando a qualidade e o impacto da obra no cenário literário.


Guiomar de Grammont
 

Sobre a autora:

Guiomar de Grammont é escritora, dramaturga, professora da Universidade Federal de Ouro Preto e curadora de exposições e eventos literários. Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), publicou, entre outros,’ Os livros na minha vida’, ‘Aleijadinho e o Aeroplano’, ‘Südario’ (Prêmio Casa de Las Américas) e o romance ‘Palavras Cruzadas’ (Prêmio Nacional de Narrativa do Pen-Clube em 2017). Foi editora da Record e curadora da homenagem ao Brasil no Salão do Livro de Paris (2015). É criadora e coordenadora, desde 2005, do Fórum das Letras de Ouro Preto. ‘Mais pesado que o ar’ é seu segundo livro de poemas. O primeiro, publicado juntamente com as poetas Josette Lassance e Olga Savary, saiu em 2019, com o título ‘Sintonias & Delicadezas’.

 

Mais Pesado que o Ar” está à venda pelos sites www.grupoeditorialzit.com.br, na loja parceira https://www.fokaki.com.br e nas principais livrarias

 

Serviços:

Lançamento do livro Mais pesado que o ar

Autora:  Guiomar de Grammont

 

Belo Horizonte

Local: Livraria Scriptum - Rua Fernandes Tourinho, 99 - Savassi, Belo Horizonte

Telefone: (31) 99951-1789

Data: dia 9 de novembro – Sábado

Horário: a partir das 11h

Entrada Franca

 

Rio de Janeiro

Local: Livraria Travessa de Botafogo – R. Voluntários da Pátria, 97 - Botafogo, Rio de Janeiro

Telefone: (21) (21) 3195-0200

Data: 14 de novembro – Quinta-feira

Horário: a partir das 18h30

Entrada Franca

 

São Paulo

Local: Livraria da Tarde - Rua Cônego Eugênio Leite, 956 - Pinheiros, São Paulo

Telefone: (11) 96383-1939

Data: 21 de novembro – Quinta-feira

Horário: a partir das 18h30

Entrada franca

Advogada gaúcha Taise Vielmo Cortes participa da coletânea “Lugar de Mulher é Onde Ela quiser”

 

O livro “Lugar de Mulher é Onde Ela quiser: você é dona de suas decisões”, em seu terceiro volume, reúne artigos de 16 mulheres que relatam seus desafios diários. Conta com o prefácio escrito pela investidora, mentora e empreendedora Camila Farani, eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea e Empreendedora do Ano 2022 pela IstoÉ Dinheiro, na categoria Inclusão Social. “Estamos aqui para dar um basta e mostrar que juntas somos mais fortes”, afirmou.


 

Um dos artigos foi escrito pela advogada previdenciária e empreendedora Taise Vielmo Cortes e, como ela mesmo diz, sobrevivente de câncer e de outros dissabores. Ela conseguiu dar a volta por cima quando, em 2017, recebeu o diagnóstico de tumor maligno, ao lado de um novo companheiro. Mesmo sabendo que não poderia mais ser mãe, sua fé foi a sua maior aliada, fazendo valer o título de seu artigo: “O otimismo é a fé em ação”. Em 2022 sofreu um atropelamento, mas nada a fez desistir da sua vida, da sua carreira de advogada e da dança de flamenco.


 


Hoje, com o nome respeitado em sua carreira, Taise é mentora de outros advogados para ajudá-los em diversas questões previdenciárias e, dessa forma, poder contribuir com sua experiência de mais de 28 anos. É CEO do Pacheco e Côrtes Advogados e de outros escritórios no Rio Grande do Sul, além de Florianópolis (SC), realizando também advocacia digital. Taise é a única gaúcha nesta coletânea.

Livro “Eu e Oscar Niemeyer”, do arquiteto Hermes Teixeira da Rosa, é lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

 

Na obra “Eu e Oscar Niemeyer”, lançada durante a realização da Feira do Livro de Porto Alegre, no último dia 2, o arquiteto Hermes Teixeira da Rosa retrata o conhecimento e a inspiração profissional adquirida por ele a partir do momento em que conheceu pessoalmente o colega de profissão Oscar Niemayer. A partir de então, Hermes foi o responsável por conduzir a construção de Memorial Luís Carlos Prestes, desenhado e doado por Oscar Niemeyer em 2008. “Porto Alegre me deu oportunidade de conhecer e de conviver, mesmo que por um curto período, com Oscar Niemayer”, diz o autor.

 


O Memorial e centro cultural Luiz Carlos Prestes foi inaugurado no dia 28 de outubro de 2017, e aberto ao público no dia seguinte. O prédio compõe-se de uma construção circular, dividida internamente em duas partes e ligada à rua por uma “serpenteante” rampa.

 

As paredes, sinuosas, explicou, são inspiradas na trajetória da Coluna Prestes, acompanhando os diferentes momentos da vida do tenentista, conjuntamente com a documentação exposta nas paredes: mais de 130 fotografias escolhidas e cedidas pela professora Anita Prestes. Ainda há um pequeno auditório e um espaço para exposições e atividades culturais.

 

Em sua área profissional também foi o responsável pela construção do Mausoléu do Getúlio Vargas, em São Borja, projetado por Oscar Niemeyer; pela coordenação da execução do trecho da Orla 1, em Porto Alegre, projetado pelo arquiteto urbanista Jaime Lerner; pela implementação da sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), com projeto do  arquiteto Jorge Debiagi; além de ser o responsável pela construção da Ecobarreira, no Riacho Ipiranga (Arroio Dilúvio), que remove todo o lixo flutuante impedindo que ele chegue e contamine as águas do Lago Guaíba.