sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Jornalista Giane Gatti lança livro que facilita a vida de quem quer ser mais sustentável

 

Com informações relevantes, reflexões, histórias pessoais, dicas práticas e uma boa dose de humor, o livro MUDE OU MUDE-SE PARA MARTE - um empurrãozinho para uma vida com hábitos mais sustentáveis, da jornalista Giane Gatti, é ao mesmo tempo um guia para melhorarmos o mundo cotidianamente e um alerta de que o tempo está ficando curto para agirmos.

A mensagem é que dá sim para ter mais hábitos sustentáveis de uma maneira leve, sem complicação. Mas tudo começa entendendo nosso impacto negativo diário, ao verificarmos nossa maneira de viver e de consumir, e assim, fazer mudanças de uma forma simples e gradativa.

Giane Gatti afirma que “na correria da vida, entramos no modo piloto automático. Precisamos fazer escolhas mais conscientes ao nos reconectarmos com a nossa essência e com a natureza, da qual fazemos parte e somos dependentes de tudo para viver (sol, sombra, oxigênio, água, matérias-primas etc).”

Um dos capítulos de destaque é A revolução começa pela boca, que trata da alimentação, “porque é importante estar ciente de todo o processo: de onde vem o alimento que compro, como é produzido, como ele chega até mim (emissão de gases de efeito estufa no transporte e na fabricação), que tipo de embalagens têm, se elas serão recicladas”, explica a autora.

Giane Gatti aborda as três grandes crises que a humanidade já enfrenta: mudanças climáticas, perda de biodiversidade e a poluição. Além do problema do resíduo plástico, que já é considerado a quarta crise.


Giane Gatti 

Prefácio é de Bianca Ramoneda e ‘orelha’ de Cris Pàz (Cris Guerra)

O prefácio é de autoria da escritora, atriz e jornalista Bianca Ramoneda, que, durante muitos anos, esteve à frente dos programas Starte e Ofício em Cena na Globonews. Segundo Bianca, "Giane Gatti une em sua escrita três características primorosas e muito difíceis de se estruturarem em harmonia: uma quantidade robusta de informações e pesquisas sobre o tema; uma linguagem simples tratando de assuntos complexos e o coração aberto, exposto em sua fragilidade e grandeza."

Já a orelha do livro é da escritora e palestrante Cris Pàz (que antes assinava como Cris Guerra). Ela afirma que “Hugo Werneck, um dos primeiros ecologistas do Brasil, costumava dizer que ‘o homem só sabe ir, não sabe voltar’. Este livro é o mapa de como chegamos até aqui. E é com ele que vamos fazer o caminho de volta.”

Giane Gatti ainda dá dicas práticas e, de maneira divertida, cria cinco perfis e respectivas ações sustentáveis para o leitor avaliar em que nível ele se encontra.

No livro há dados como:

- “Na vida moderna, tocamos mais plástico do que em nossos entes queridos"; “cerca de 40% dos produtos plásticos se tornam lixo com menos de um mês”, segundo o Atlas do Plástico;

- “A produção de soja no Brasil ocupa uma área maior do que a Alemanha” e “a presença do agrotóxico malationa no feijão do Brasil é 400x maior do que a permitida na União Europeia (UE), e a quantidade de glifosato na água potável é 5 mil vezes maior aqui do que na EU”, de acordo com a Dra. Larissa Bombardi da USP;

- as bactérias correspondem a 13% da biomassa total do planeta, as plantas 82% e os seres humanos apenas 0,01%, segundo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Sobre a autora: 
Giane Gatti é jornalista desde 1994. Trabalhou na Globonews, site G1, Globo.com, Rede Manchete e SBT. É palestrante e produtora de conteúdo em sustentabilidade e colunista da revista Plurale. Como produtora em projetos culturais de impacto socioambiental realizou a mostra Inspira Terra, do cineasta e fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand e as etapas brasileiras do projeto mundial Beyond Walls, do artista francês Saype. Pratica meditação Raja Yoga da Brahma Kumaris desde 2010 e esteve duas vezes na Índia aprimorando seus estudos.

Mude ou mude-se para Marte – um empurrãozinho para uma vida com hábitos mais sustentáveis
168 páginas
1ª edição, 2024
ISBN 978-65-980024-5-9
Editora Mireveja – selo Redemunho

Venda online no site:
https://www.editoramireveja.com/product-page/mude


Serviço:
Lançamento do livro Mude ou mude-se para Marte – um empurrãozinho para uma vida com hábitos mais sustentáveis de Giane Gatti
Data: 05 de setembro
Horário: Das 17h às 20h
Local: Magna Cozinha - rua Dona Mariana 81, em Botafogo.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Trajetória de sucesso e solidão de um ex-camisa 10 da Seleção Brasileira de futebol

 

Em autobiografia, Paulo Silas Pereira revela intimidades e os bastidores da carreira no futebol até a consagração mundial

Paulo Silas do Prado Pereira, ou simplesmente Silas, como os fãs de futebol o conhecem, foi um dos grandes nomes do São Paulo Futebol Clube nos anos 1980 e, durante a Copa de 1990, herdou a camisa 10 da Seleção Brasileira que pertenceu a Zico. Com brilhantismo dentro e fora dos campos, Paulo Silas precisou se esforçar para provar o próprio valor e enfrentar muitos altos e baixos ao longo da carreira. Os bastidores dessa jornada de superação são contados na autobiografia Além do Sucesso: um em um milhão, publicada pela Editora Vida.


 

No livro, o profissional que pensou diversas vezes em desistir, mas amarrou as chuteiras e decidiu jogar até o fim em todas as partidas da vida, relata os momentos em que a fé e a coragem venceram o cansaço, a tristeza e a solidão. Os leitores também poderão conhecer detalhes da origem humilde em Campinas, os graves problemas de saúde na infância e a perda precoce da mãe, até a consagração mundial como referência no esporte.

 

Das fases de glória às dores emocionais, Silas relembra, ainda, as vezes em que teve que esperar como reserva dos times, as grandes disputas internacionais, quando venceu o prêmio Bola de Ouro da Adidas no Mundial Sub-20, e os 15 anos em que viveu em solo europeu para jogar em Portugal e Itália. Ainda, ele compartilha um dos dias mais dolorosos da própria carreira: quando soube que o pai morrera vítima de um AVC – enquanto Silas jogava fora do Brasil. 

 

A distância da família e dos amigos do Brasil tornavam as coisas mais difíceis [...] se em campo tudo transcorria muito bem, fora dele enfrentávamos as dificuldades de qualquer imigrante, em busca de nos sentirmos menos solitários e acolhidos numa terra estranha. Em Lisboa, encontramos uma Igreja do Nazareno, e por lá adotamos a rotina de congregar. Foi muito importante viver em um país de língua portuguesa e com uma comunidade cristã que já era nossa conhecida. Para mim, estar em uma igreja funciona como um braseiro que mantém a chama acesa dentro de nós cristãos — é onde você conversa, percebe as necessidades das pessoas, e elas percebem as suas.

(Além do sucesso: um em um milhão, p. 103)

 

Entre os desafios dessa trajetória, o autor destaca como a fé cristã o ajudou a superar todas as adversidades da carreira. O atleta também oferece reflexões sobre a importância de cuidar do corpo, da mente e do espírito, a fim de incentivar as pessoas a buscarem seus sonhos com o coração aberto para receber os planos de Deus. Dividido em três partes, o livro é uma retrospectiva sincera sobre como o meio-campista transcendeu as fronteiras dos gramados para se tornar um exemplo de perseverança, valores familiares e dedicação missionária.

 

Mais do que uma visão inspiradora sobre o que significa vencer, Além do Sucesso: um em um milhão revela os segredos de um pai, marido e membro ativo da comunidade cristã sobre como deixar um legado positivo pelos caminhos trilhados e alcançar um sentido mais profundo de realização e propósito.


Silas

Sobre o autor

Paulo Silas do Padro Pereira, ou simplesmente Silas, foi um dos grandes nomes do São Paulo Futebol Clube nos anos 1980. Durante a Copa de 1990, herdou a camisa 10 da Seleção Brasileira que pertenceu a Zico. Filho de Geny e Alberto, cresceu em uma família numerosa, de nove irmãos, entre eles Eli Carlos, jogador, técnico, dirigente, comentarista esportivo e grande inspiração de Silas e Paulo Pereira – irmão gêmeo e ex-jogador do FC do Porto, Benfica e Genova. 

Acompanhe o autor nas redes sociais: @silascoach

 

Sobre a editora

A Editora Vida oferece títulos nas áreas infantil, jovem, relacionamentos, espiritualidade, vida cristã, ficção, acadêmicos e bíblias. Com enfoque contemporâneo e respeito a obras clássicas, promove o crescimento espiritual do leitor. Com mais de 60 anos de destaque na publicação e venda de literatura cristã, também se firma como relevante distribuidora de Bíblias, em diversas versões, edições especiais e traduções inéditas.