Em Cerimônia realizada na Escola Naval, no Rio de Janeiro, no último dia 23, foram lançados o Livro e o Vídeo dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM, com a presença do Ministro Interino da Defesa, General de Exército Enzo Martins Peri, do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Júlio Saboya de Araújo Jorge, e de autoridades militares e civis das organizações e instituições que participaram da realização desse mega-evento esportivo-militar, ocorrido de 16 a 24 de julho de 2011, no Rio de Janeiro.

A obra reúne um livro de 235 páginas com a memória da competição, a revista sobre a cobertura da imprensa e três vídeos que abordam o histórico do evento, o espírito esportivo e de camaradagem dos Jogos da Paz e os depoimentos de autoridades e integrantes da organização. O kit bilíngue (português e inglês) foi entregue durante a cerimônia pelo General Enzo a representantes de organizações militares, de instituições civis e de entidades desportivas para divulgação das características e dos resultados alcançados no evento. Posteriormente, será entregue a todos os países participantes.
O livro, com 235 páginas coloridas, é rico em ilustrações, com fotos produzidas pela equipe fotográfica da organização, além de agências e profissionais renomados. A publicação traz a palavra de autoridades e organizadores do evento e apresenta um breve histórico dos militares no esporte. A edição valoriza a descrição completa dos Jogos, abordando todas as suas modalidades, detalhando suas características e relatando seus resultados, os atletas que brilharam e as instalações que receberam as disputas.
O Almirante Saboya, no encerramento da cerimônia, destacou que as Forças Armadas do Brasil sempre participaram e contribuíram com o esporte nacional. “A nossa primeira medalha olímpica foi do Tenente Guilherme Paraense, nos Jogos de Antuérpia, em 1920. Estes Jogos nos deram a certeza da capacidade das Forças Armadas de planejar e executar grandes eventos. Missão cumprida com louvor”, comentou o Secretário.
O Comitê de Planejamento Operacional, representado pelo General Jamil Megid Junior, fez um retrospecto da organização dos Jogos, destacando os esforços e as dificuldades na realização de um megaevento esportivo. “Foram 6.103 participantes e cerca de 26.000 pessoas na organização e no apoio eficaz realizado às 111 delegações. E contamos com um público total de mais de 350 mil pessoas. Os Jogos deixam um legado de infraestrutura e de aprendizado para todos os que fizeram parte de sua história”, comentou o General Megid.
A organização comemora o sucesso dos Jogos em que foram superados recordes militares e mundiais, com distribuição de 459 medalhas de ouro, 459 de prata e 503 de bronze. O Brasil ficou em primeiro com 114 medalhas (45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze) e ultrapassou, nos últimos dias de disputa, a China, a segunda colocada.