A partir de amanhã, dia 29, o complexo de Manguinhos contará com um novo e diferenciado espaço cultural: a Biblioteca Parque de Manguinhos. Com mais de 3.300 metros quadrados, o projeto foi inspirado nas bibliotecas-parque de Medelin e Bogotá, na Colômbia, e funcionará na Av. Dom Helder Câmara (antiga Av. Suburbana), 1184. A inauguração do novo espaço de incentivo à leitura acontece às 10hs, com a presença do Ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira, do Governador Sérgio Cabral e da Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes.

Para oferecer à comunidade acesso imediato e fácil à informação, inclusão e transformação social, a Biblioteca Parque de Manguinhos conta com ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, cineteatro, cafeteria, acesso livre à internet, rede wi-fi, e uma sala – denominada "Meu Bairro" – para reuniões da comunidade. Além disso, haverá leitura, cursos, oficinas, estágios, intercâmbios e atividades dedicadas às crianças e aos jovens.
A Academia Brasileira de Letras é madrinha do novo espaço cultural, o qual apoia com a doação de livros, consultoria a cerca da aquisição de novos títulos para atualização do acervo e orientação sobre a programação de seminários. No futuro, lançará, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, o prêmio de literatura da Biblioteca Parque de Manguinhos e da Academia Brasileira de Letras.