
Escrita pelo jornalista Rodrigo Taves, a obra é mais do que uma simples biografia do locutor, pois faz um passeio pela história do rádio, com ‘causos’ engraçados e sérios de vários companheiros de Garotinho, entre os quais, Luiz Mendes, Waldir Amaral e Haroldo Oliveira. "Sempre fui apaixonado pelo rádio e ouço o Garotinho desde os sete anos. Minha ideia era fazer uma homenagem a ele e a todos os personagens que fizeram a história do veículo", explicou Rodrigo.
Em 45 anos de locução esportiva, José Carlos Araújo transmitiu mais de três mil jogos e narrou, pelo menos, o dobro de gols, tendo participado de nove Copas do Mundo. Para compilar o livro, Rodrigo fez mais de dez horas de entrevistas com o craque das locuções e colheu inúmeras histórias.
O leitor vai se deliciar com os inúmeros causos vividos por Zé Carlos e seus companheiros de jornada; vai conhecer os bastidores de uma época áurea do rádio esportivo, quando ele conseguiu impor-se graças a um talento nato – explorado com disciplina férrea – para descrever jogos de futebol; e vai descobrir como o narrador desenvolveu o dom de captar a linguagem das ruas e levá-las para as suas transmissões – o seu grande diferencial que o mantém, perto de completar 70 anos, com uma incrível jovialidade.
“Paixão pelo rádio — Do milésimo de Pelé ao milésimo de Romário, a trajetória de José Carlos Araújo, o eterno Garotinho” é um livro indispensável para estudantes e profissionais da área de comunicação. E também para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a magia do rádio e do futebol, cujas histórias acabam, inevitavelmente, por se entrelaçar.