Divulgação
Ano novo, vida nova e... ortografia nova. Com a chegada de 2009, passou a valer o
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995.
Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.
Duas mudanças básicas são: o alfabeto passa a ter 26 letras, com a reintrodução das letras
k,
w e
y, usadas, por exemplo, em símbolos de unidades e na escrita de palavras e nomes estrangeiros; e não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos
gue,
gui,
que e
qui. (
Obs.: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas, como Müller, mülleriano).
O Acordo Ortográfico começa a vigorar este ano, mas a atual forma de escrever ainda será válida até 2012, pois a implantação ocorrerá de forma gradual. As novas normas estarão disponíveis nos livros escolares em 2010. Até 2012 os concursos aceitarão as duas formas da escrita, a atual e a modificada, mas muitas escolas já começaram a se preparar.
Como o documento oficial do Acordo não é claro em vários aspectos, a
Editora Melhoramentos publicou um roteiro, de autoria de Douglas Tufano, com o que foi possível estabelecer objetivamente sobre as novas regras. O guia sirve de orientação básica para aqueles que desejam resolver rapidamente suas dúvidas sobre as mudanças introduzidas na ortografia brasileira, sem preocupação com questões teóricas.
Você encontra o guia no portal do
Instituto Ecofuturo (
http://www.ecofuturo.org.br/). Fique por dentro das mudanças, estude e repasse aos amigos para que todos conheçam os novos padrões!