quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Escritor e publicitário Ricardo Jorge faz sua estreia na ficção adulta com o livro “O Monstro Invisível”

 

Sobre a obra, o autor é taxativo: "Toda tragédia costuma começar de forma inofensiva" 

Um suspense psicológico sobre obsessão, silêncio e perigo disfarçado de cuidado. Quando Julyeth decide mudar de vida, descobre, tarde demais, que o verdadeiro monstro não avisa — ele observa, espera e age quando ninguém percebe.

Ela sempre acreditou que o perigo avisava quando chegava. Que o mal tinha rosto, voz agressiva e atitudes óbvias. Mas ao se envolver em novas relações — enquanto tenta se libertar de laços antigos, amizades sufocantes e olhares que observam demais — já era tarde para descobrir que o verdadeiro predador não se apresenta como ameaça.



No livro O Monstro Invisível, Ricardo Jorge, lançado pela Editora UICLAP, constrói um suspense psicológico intenso e perturbador, onde o perigo se disfarça de cuidado, atenção e afeto. Uma história sobre obsessões silenciosas, limites ultrapassados sem alarde e conexões aparentemente inofensivas que escondem intenções sombrias.

Ao decidir mudar de vida, todos ao seu redor parecem ter algo a esconder. Amigos, ex-parceiros, pessoas próximas demais… quem realmente a amava — e quem apenas acreditava possuí-la?

Este não é apenas um romance policial.

É um alerta.

Uma trama que expõe como pequenos sinais são ignorados, como o excesso se mascara de proteção e como o silêncio pode ser mais perigoso do que a violência explícita.

Aqui, o medo não bate à porta.

Ele já está dentro.

O Monstro Invisível é um livro inquietante, envolvente e impossível de largar — que prova que o perigo mais mortal é aquele que ninguém vê chegando.

O livro pode ser adquirido através do site da Editora UICLAP, clicando aqui.



SOBRE O AUTOR

Ricardo Jorge é escritor e publicitário, com mais de duas décadas de experiência observando comportamentos humanos, relações de poder e os conflitos silenciosos que moldam decisões e destinos. Sua escrita nasce da atenção aos detalhes que a maioria ignora — os excessos disfarçados de cuidado, os silêncios prolongados e as conexões que atravessam limites sem levantar suspeitas.

Atuante em projetos sociais, esportivos e educacionais, Ricardo acompanha de perto histórias reais marcadas por escolhas difíceis, perdas, obsessões e recomeços. Essa vivência dá profundidade e verossimilhança às suas narrativas, tornando seus personagens intensos, humanos e inquietantes.

O Monstro Invisível marca sua estreia na ficção adulta e inaugura a trilogia Além das Sombras, consolidando sua proposta narrativa: suspense psicológico que provoca, desconforta e faz o leitor questionar aquilo que sempre acreditou ser seguro.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Livro celebra 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé


Obra organizada por Cardeal Orani João Tempesta será lançada em Roma, nesta sexta-feira (23)


Para celebrar o bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, compreendido entre 23 de janeiro de 1826 e 23 de janeiro de 2026, será lançado o livro “De Leão a Leão – 200 anos Brasil–Santa Sé”, em um coquetel na Residência Oficial do Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, em Roma, nesta sexta-feira, dia 23, às 19h30 (horário de Roma) e 15h30 (horário de Brasília). A obra propõe uma imersão histórica e visual em dois séculos de diálogo institucional entre o Estado brasileiro e a Igreja Católica.



Organizado pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, o livro apresenta uma cronologia fotográfica construída a partir de rigorosa pesquisa histórica. A publicação reúne imagens e textos que auxiliam a compreensão sobre a importância, a continuidade e a evolução das relações bilaterais ao longo do tempo, oferecendo uma leitura intuitiva que alia precisão documental à força simbólica das imagens.

Editado pelo Instituto Redemptor, “De Leão a Leão – 200 anos Brasil–Santa Sé” é bilíngue (português e italiano) e conta com prefácio do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé. A obra também é enriquecida com textos de autores convidados, como o da jornalista Ilze Scamparini, e traz fotografia de capa assinada por Ricardo Stuckert.

Como forma de evidenciar os avanços e a consolidação das relações entre o Brasil e a Santa Sé, a publicação inclui, em anexo, o texto integral do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, firmado em 2008, documento que estabelece bases jurídicas para a cooperação entre ambas as partes no contexto contemporâneo.



Mais do que um registro histórico, “De Leão a Leão – 200 anos Brasil–Santa Sé” constitui um testemunho da relevância do diálogo permanente entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro, bem como de sua contribuição para a formação cultural, social e institucional do Brasil ao longo de dois séculos.

O lançamento oficial da obra ocorrerá nesta sexta-feira, dia 23, às 19h30 (horário de Roma) e 15h30 (horário de Brasília), em um coquetel na Residência Oficial do Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Éverton Vieira Vargas, em Roma, que será realizado logo após a Missa Solene em Ação de Graças pelo Bicentenário das Relações Diplomáticas Brasil e Santa Sé, esta às 16h (horário de Roma) e meio-dia (horário de Brasília), na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore. A cerimônia reunirá autoridades, representantes do corpo diplomático e membros da Igreja.


Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Éverton Vieira Vargas,
e o Arcebispo do RJ, Dom Orani João Tempesta


Também nessa sexta-feira, encerrando o dia de comemorações, à meia-noite (horário de Roma) e 20h (horário de Brasília), será realizada uma iluminação especial do monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para celebrar a data.