Este ano, a ação traz edições exclusivas dos livros
“Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro vira
porco-espinho”, de Janaina Tokitaka
O Itaú Social e o Itaú
Unibanco lançaram a campanha “Leia
para uma Criança”, que este ano disponibilizará ao público,
gratuitamente, 1,8 milhão de coleções com duas edições exclusivas dos
livros “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro
vira porco-espinho”, de Janaina Tokitaka. Também serão disponibilizados dois mil livros em braile e letra expandida, e dois mil exemplares acessíveis para leitores com outras deficiências.
Os kits podem ser
solicitados por qualquer pessoa (não é necessário ser correntista do banco) pelo site itau.com.br/leiaparaumacrianca. Após a realização do cadastro, o material será
enviado por correio para o endereço indicado. Desde 2010, a iniciativa já
distribuiu mais de 51 milhões de livros.
“A leitura do adulto para e com a criança favorece a socialização e a
construção de vínculo. Propicia, ainda, a ampliação do vocabulário e da
capacidade de aprendizagem. Por isso, todos os anos realizamos um grande
esforço para que crianças de 0 a 6 anos de todas as localidades do
país, de todas as origens, tenham acesso à literatura de qualidade”, explica
Dianne Melo, especialista em Programas Sociais do Itaú Social.
Os títulos desta edição
foram selecionados por meio de edital público, formato inédito para a aquisição
dos exemplares do “Leia para uma Criança”. O processo envolveu várias etapas,
entre elas a conferência dos critérios técnicos (temática abordada na história,
características literárias do texto, qualidade do projeto gráfico e autoria),
a interação de adultos e crianças com os livros inscritos, por meio de uma
experiência sensorial com famílias de todas as regiões do país, e a avaliação
de especialistas e de mediadores de leitura.
Coleção
Em “Quero Colo!”, os
bebês são os protagonistas. O livro valoriza a proximidade e o afeto, mostrando
como os bebês são carregados pelos adultos nas mais diferentes culturas - até
no mundo animal.
“Pedro Vira
Porco-Espinho” é uma leitura cheia de humor e surpresas, mostrando as
transformações que podem acontecer com as crianças quando as coisas não saem
como esperado.
Filme “Robô”
Como nos anos
anteriores, o programa será divulgado na mídia tradicional e online com o filme
“Robô”, com uma narrativa que reforça pelo segundo ano consecutivo que meninas
e meninos podem inventar um futuro que ninguém imagina. O novo filme conta a
trajetória de uma menina que, a partir do momento em que é incentivada
pelo pai a ler um livro com tema de robô, se encanta com a história e desenvolve
diversos projetos sobre o tema, em várias fases de sua vida. Sua jornada
culmina em um momento importante de realização pessoal e
profissional.
A trilha sonora marcante
é uma grande aliada, dialogando com o conceito da campanha: uma versão inédita
de "Dream On", clássico da banda Aerosmith que completa 45 anos em
2018. O filme ressalta que tanto meninas quanto meninos de todas as classes e
etnias podem ter as mesmas oportunidades e realizar seus sonhos.
Para
levar a história para a realidade, a campanha também terá o lançamento, durante
o mês de outubro, de “A Biblioteca de Malala”, uma entrevista exclusiva gravada
com a ativista paquistanesa Malala Yousafzai – laureada com o Prêmio
Nobel da Paz – durante sua visita ao Brasil em julho deste ano. Com divulgação
no ambiente digital, o conteúdo tem a jovem paquistanesa falando sobre a
importância dos livros em sua vida.
Por que ler para uma
criança?
A cena de um adulto
lendo para uma criança desperta, de imediato, a ideia de afeto. E é
exatamente isso! A proximidade, o aconchego, as ilustrações, o ritmo da
história, criam um envolvimento que fortalece o vínculo. Não é difícil
imaginar também que a prática contribui para a ampliação do vocabulário e da
capacidade de aprendizagem.
Mas esse momento é
muito mais rico e traz diversos outros benefícios para os pequenos. Listamos
alguns deles:
·
Desenvolve atenção,
concentração, memória e raciocínio;
·
estimula a
curiosidade, a imaginação e a criatividade;
·
ajuda a criança a
perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções;
·
possibilita à criança
conhecer mais sobre o mundo e as pessoas;
·
auxilia no
desenvolvimento da empatia, da sociabilidade e da amabilidade;
·
ajuda a minimizar
problemas comportamentais como agressividade, hiperatividade e atitude
arredia;
·
auxilia na boa
qualidade do sono; e
·
desenvolve a linguagem
oral.
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O
Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para
contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está
pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da
sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. Informações: www.itausocial.org.br.