quinta-feira, 24 de novembro de 2016

“LER - Salão Carioca do Livro” transforma a Praça Mauá em Boulevard Literário


Começou hoje e vai até o próximo domingo (27), nos Armazéns 2 e 3, no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, a primeira edição da LER - Salão Carioca do Livro, com a presença de escritores, editoras, livrarias e leitores. Com acesso gratuito ao público, a programação do evento vai celebrar a literatura em toda a sua diversidade, proporcionando debates de diferentes assuntos com as mais variadas vozes.


De acordo com Jerônimo Vargas, diretor da Base Eventos, a LER tem como foco a troca de conhecimento, a interação e a discussão. “A LER será um evento que entrará para o calendário da cidade do Rio”, afirma o executivo, que espera um público de 80 mil pessoas até o próximo domingo.


Na abertura do Salão Carioca do Livro, na manhã desta quinta-feira, estudantes de escolas públicas visitaram o local e participaram de rodas de leituras, sessões de autógrafos e brincadeiras.

A programação completa do evento está no site da LER:






    
  


  






terça-feira, 22 de novembro de 2016

Píer Mauá recebe primeira edição da LER - Salão Carioca do Livro, de quinta a domingo



Salão do Livro festeja a literatura com programação para todos os públicos entre os dias 24 e 27 de novembro


O Boulevard Olímpico, novo pedaço preferido do carioca, foi escolhido para receber a primeira edição da LER - Salão Carioca do Livro. Entre os próximos dias 24 e 27, das 10h às 21h, o espaço se transformará em Boulevard Literário com a presença de escritores, editoras, livrarias e leitores. Com acesso gratuito ao público, o evento será realizado no Píer Mauá e a programação vai celebrar a literatura em toda a sua diversidade. A LER vai proporcionar debates de diferentes assuntos com as mais variadas vozes. De acordo com Jerônimo Vargas, diretor da Base Eventos, a LER tem como foco a troca de conhecimento, a interação e a discussão. “A LER será um evento que entrará para o calendário da cidade do Rio”, acredita Vargas, que espera um público de 80 mil pessoas.


A LER se diferencia pelo fácil acesso ao local do evento e por oferecer ao público a oportunidade de participar de mesas redondas, lançamentos, bate-papos e oficinas com autores como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Vanessa da Mata, Marcelo Rubens Paiva, Alberto Mussa, Paulo Lins, Mary Del Priore, Gregório Duvivier e Heloísa Seixas, entre outros. Com curadoria do editor Julio Silveira – fundador da Casa da Palavra, gerente editorial da Agir e Nova Fronteira e diretor da Ímã Editorial -, o evento terá uma programação extensa e variada. No Café do Livro, são mais de 40 autores convidados. As atrações para o público infanto-juvenil estão sendo organizadas pela jornalista Marina Vieira, idealizadora e realizadora de diversos festivais de cultura.


“É muito oportuno fazer essa celebração do livro no Porto, onde as ideias desembarcavam e se misturavam, gerando os fundamentos da cultura carioca, como o samba. Agora que o Porto volta a ser dos cariocas, queremos que a LER seja de novo o ponto de encontro e fusão entre a tradição e a inovação”, destaca Julio Silveira. “Essa é a festa do livro e estão todos convidados: queremos dar voz e promover a conversa entre autores tradicionais e blogueiros, geeks e historiadores”.  

O evento conta com exposições interativas e oficinas de escrita. A programação do Café do Livro inclui, entre outros assuntos, ficção policial, memória, poesia, sexualidade, comportamento e tecnologia, reforçando a diversidade. Juntam-se ao Café do Livro espaços infantis para promover o hábito da leitura de forma lúdica, área dedicada à leitura para jovens adultos, apresentações teatrais de clássicos da literatura nacional, além do Jardim Literário, que contará com convidados declamando poesias, esquinas com espaços para lançamento de livros e encontro com blogueiros, área dedicada a saraus abertos à participação ativa do público e o salão do livro com estandes de livrarias e editoras independentes e artesanais. Os sebos e os livros digitais também terão áreas destinadas a eles.


Um dos objetivos da LER nesta primeira edição é celebrar as conversas em língua portuguesa. Mario Lucio Souza, músico e escritor de Cabo Verde, vai conversar com o escritor Sérgio Rodrigues sobre a(s) língua(s) portuguesa(s). Os portugueses José Luiz Peixoto e Alexandra Lucas Coelho tratam de viagem e da raiz lusitana. A cubana Teresa Cárdenas fala sobre memória e opressão em mesa que divide com Aílton Krenak, que traz a perspectiva dos povos nativos do Brasil.

Anderson França, o Dinho, trará para a LER as conversas sobre o Rio que viraram livro, depois do sucesso no Facebook. O poeta, humorista e colunista Gregório Duvivier fala sobre relação, comportamento e literatura. Raphael Montes, um dos jovens autores mais bem-sucedidos da atualidade, e Ana Paula Maia, traduzida em vários países, falam sobre literatura, violência e suspense. Miró da Muribeca, poeta-filósofo dos mangues do Recife, vai surpreender o público carioca com suas performances em mesa com a poeta, escritora infantil e “influenciadora” Bruna Beber.


Em um evento que celebra a diversidade, duas mesas vão tratar de gênero e sexualidade. Thammy Miranda, com seu livro “Nadando contra a corrente”; e Amara Moira, com “E se eu fosse puta”, falam sobre afirmação e aceitação de sua identidade em um mundo heteronormativo. Pedro Doria e Mary del Priore conversam sobre revoluções e movimentos sociais, mas também sobre comportamento e intimidade ao longo dos séculos, para falar sobre como nós, os brasileiros, somos.

Entre as diversas atividades que farão parte da LER está o Paginário, coletivo de arte urbana que terá um mural com centenas de páginas de autores de todos os continentes do planeta e com textos em diversas línguas misturados aos de língua portuguesa. Trechos favoritos estarão destacados, operando conexões imprevistas, e marca-textos disponíveis para os visitantes fazerem novos grifos. A LER também apresentará ao público as exposições “Ler é todo lugar” – com fotografias de pessoas das mais variadas etnias e idades lendo livros, Ipads, Kindles em diferentes lugares – e “Livros para vestir”, da artista plástica Analu Prestes.

Um dos apoiadores do evento, o Canal Futura apresentará uma série de curtas-metragens que têm a literatura e a diversidade como temas. A área de convivência, o Boulevard Literário, contará com food trucks e quituteiras da região, além de bancos em formatos de livros, minibibliotecas e personagens de grandes clássicos da literatura circulando para animar o público presente.

A LER conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Funarte, Fundação Cesgranrio, Ceg e Secretaria de Cultura do Estado do Rio. Apoio da Rede Globo, Canal Futura, Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Câmara Brasileira do Livro, Instituto Cidade Viva, Imã Editorial, Publishnews, Revista Piauí, Píer Mauá e Produção da Base Eventos.



Parceria com Fundação Cesgranrio
Parceira na realização da LER, a  Fundação Cesgranrio  terá três espaços dedicados à diferentes intervenções, muitas delas ligadas à dramaturgia, lembrando a forte correlação entre teatro e literatura. No Jardim Literário, atores ligados à poesia ou à literatura interpretarão poemas e, após a declamação, explicarão ao público a visão pessoal do texto lido. Entre os que estarão presentes, Gregório Duvivier, Maitê Proença, Paulo Betti,  Elisa Lucinda, Johnny Massaro e Luisa Arraes.

Poetas que quiserem mostrar seu trabalho no Jardim podem ver seus versos declamados pelos atores que estarão no evento. Outra atração do Jardim é a oficina de poesias repentistas, que premiará os 50 melhores textos com um livro publicado pela própria Fundação. O espaço Literatura em Cena terá duas apresentações teatrais por dia de clássicos da literatura brasileira: “O alienista”, “Memórias de um sargento de milícias”, “O cortiço”, “O homem que sabia javanês”, “Dom Quixote” e “Memórias póstumas de Brás Cubas”. 

“Quando decidimos participar da LER, tínhamos o desejo de promover um diálogo entre diferentes expressões artísticas tendo como pano de fundo a arte literária. Dessa forma, iremos explorar a encenação teatral e o mecanismo audiovisual dentro do contexto da literatura, oferecendo aos visitantes importantes reflexões, debates, palestras e oficinas”, destaca o secretário executivo de cultura da Cesgranrio, Leandro Bellini.

No Espaço LER de Roteiro e Dramaturgia, haverá debate sobre escrita em TV, cinema, teatro e web, além de oficinas de roteiro e de escrita criativa com nomes como Lucas Paraiso e Marcelo Sabag.


Também participam da programação do Espaço Cesgranrio os imortais da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier, Antonio Torres, Carlos Nejar, Domício Proença, Antonio Carlos Secchin, os novelistas Claudia Souto e Daniel Berlinsky, o roteirista Hugo Moss, as dramaturgas Karen Acioly e Carla Faour, além de outros convidados como Angela Leite Lopes, Alessandra Maltarollo e Kellys Kelfis.

Durante o evento, também serão lançados os novos editais do Prêmio Rio de Literatura Cesgranrio e outros editais. Os lançamentos contarão com a presença do ministro da Cultura, Marcelo Calero, da secretária de Cultura, Eva Doris Rosental e do presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa.



Área externa terá grupos literários alternativos e culinária
A proposta de promover um evento aberto e inclusivo se reflete também na área externa da LER, com espaço para artistas e autores que promovem a literatura de formas inusitadas e até surpreendentes. Entre os armazéns 2 e 3, funcionará o Espaço Casa Porto, com apresentações de grupos como o Cultura na Cesta, projeto social da Zona Oeste que une o basquete com educação. No mesmo dia, é lançado o livro “Mulheres Incríveis”, de Elaine Marcelina, escritora que conta em seu livro histórias de mulheres negras brasileiras. Outra estrela do espaço é  Betina Kopp. Atriz que fez sucesso em “Malhação”, promove o pré-lançamento do livro “Beco” e mostra ao público seu “Cardápio de Poesias”.


No Palco Sarau, uma das atrações é Ana Vilela, compositora de Londrina (PR), famosa pela canção “Trem Bala”, que se popularizou no Whatsapp. A Caravana da Ousadia Literária – outro projeto de Elaine Marcelina -, é composta por artistas da Zona Oeste que unem literatura, música e teatro.  Outro destaque é o Corujão da Poesia, “única vigília semanal de poesia e arte da América”. No Tabuleiro da Pequena África, os participantes podem aproveitar as delícias de 15 quituteiras da Região do Porto.



Globo lança novos talentos na LER
A Globo estará presente no Salão Carioca do Livro, no dia 26, com o ciclo “Páginas Anônimas: a Literatura que o Brasil faz e você desconhece”, que tem como objetivo lançar jovens talentos literários ainda desconhecidos do grande público. A mesa acontece das 11h às 12h30, no Auditório Machado de Assis – Armazém 3. 
               
A mesa vai reunir quatro jovens autores do Rio de Janeiro para falar sobre poesia: Caró Lago (psicóloga, diretora de arte e poetisa, publicou seu primeiro livro de poemas e contos em Lisboa), Elizabeth Gomes (ativista cultural, é responsável pela intervenção itinerante Poema Fiado), Heyk Pimenta (poeta e professor do Pedro II) e Italo Diblasi (poeta e historiador que teve seu primeiro livro lançado este ano). A mediação é do jornalista e roteirista da Globo, Rodrigo Fonseca. O ciclo de debates “Páginas Anônimas” teve início na Flip deste ano, ganhando desdobramento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.


Espaço infantil promove contação de histórias, oficinas e troca de livros
A LER também está repleta de atividades para divertir as crianças e estimular o aprendizado. Os contadores de história Edith Lacerda e Joaquim de Paula se revezarão no Espaço Infantil diariamente, apresentando e integrando todas as atividades. A Cia Les Trois Clés também estará presente todos os dias com oficinas de confecção e manipulação de bonecos. O espaço infantil terá também um carrinho de "Troca-Troca de Livros", projeto da Secretaria Municipal de Cultura, que visa a circulação do conhecimento e promove a leitura, estimulando a prática sustentável. 

O público infantil poderá ainda participar da Oficina Mímica Literária, com Josué Soares, que propõe, através de jogos e exercícios recreativos de mímica dos livros e suas histórias, investigar as práticas corporais. Na mini oficina Quero Ser Autor - Leituras Criativas, com o escritor Alex Gomes, será realizada análise de textos publicados, com destaque para recursos criativos. A ilustradora Luciana Grether, da Oficina de Ilustração e Memória, tem o objetivo de apresentar ilustrações originais elaboradas para livros e propor dinâmicas de desenho, pintura ou recorte com as crianças no desenvolvimento de processo criativo. Na Oficina de Criação: desenho e colagem, o artista plástico Fernando Vilela apresenta o processo de criação de suas ilustrações.

Sônia Travassos comanda o Sarauzinho todo final de tarde. Também estão confirmados importantes nomes da literatura, como Adriana Carranca ("A Menina que queria ir para a escola", que concorreu ao Prêmio Jabuti), Cristina Vilaça ("O irmão do meu irmão" e "Três mocinhas elegantes") e a gaúcha Paula Taitelbaum (Bichológico).



Gibizeira
Quem adora gibis não pode deixar de passar na Gibizeira, uma grande feira de quadrinhos, com venda de material, oficinas, intervenções e trocas de informações, aproximando público e artistas. Luiza Lemos e Roberta Araujo dividirão uma mesa para bater um papo sobre quadrinhos, tabus, gênero e feminismo. Já Alex Genaro e João Carpalhau falarão sobre o tema “Uma desconstrução do modelo do herói tradicional à brasileira”. Os dois são criadores do Detrito, quadrinho publicado pelo selo Capa Comics, que traz a Baixada Fluminense retratada como pano de fundo.  Cartunistas cariocas que tiveram suas carreiras iniciadas em “O Pasquim”, Amorim, Ykenga e Ota conversam com o público sobre a mudança dos gibis ao longo dos anos.  E, ainda, cerca de 30 artistas renomados estarão expondo seus trabalhos no festival.



Fãs de Star Wars terão programação especial
A LER também está repleta de atrações para geeks e nerds. O Conselho Jedi Rio de Janeiro, grupo que promove anualmente a Jedicon, realizará atividades nos quatro dias de evento. Nos dias 24 e 25, o público assiste, no Espaço Geek, o painel "Geeks Independentes, um bate-papo com autores independentes de ficção", que apresenta os novos talentos da literatura e os desafios de se lançar no mercado literário.

Diariamente, o auditório e teatro Machado de Assis receberá o Painel Jedicon, com os temas: "O estrondoso despertar da força", "Desbravando o universo expandido de Star Wars na literatura", "Rogue One – uma história Star Wars", "Almanaque Jedi e a trajetória do Conselho Jedi Rio de Janeiro". Outra atividade diária é o “Quis” sobre as principais franquias do mundo geek/nerd, das 11h ao meio-dia, no Espaço Jovem. No Palco Sarau, haverá um concurso de cosplayers, com premiação de um kindle por dia para a melhor performance, das 14h às 16h.

Outra atração é a entrega do Prêmio Argos de Literatura Fantástica 2016, no dia 26, de 12h30 às 14h. No dia 27 será realizado também um bate-papo com autores brasileiros indicados ao prêmio. Ambos teatro Machado de Assis.



AUTORES CONFIRMADOS
Ruy Castro, Luis Fernando  Verissimo, Marcelo Rubens Paiva, Alberto Mussa, Paulo Lins, Eucanaã Ferraz, Gregório Duvivier, Heloísa Seixas, Luiz Antônio Simas, JP Cuenca, Mario Lucio Souza, Sérgio Rodrigues, Pedro Dória, Mary del Priore, Teresa Cárdenas, Aílton Krenak, Raphael Montes, Ana Paula Maia, Rafael Cardoso, Alexandra Lucas Coelho, José Luiz Peixoto, Alessandra Maltarollo, Sérgio Monte,  Amara Moira, Ana Miranda, Ana Paula Maia, Ana Paula Lisboa, Braulio Tavares, Joaquim Ferreira dos Santos, Raphael Vidal, Thammy Miranda, Miró, Bruna Beber, Anderson França e Vinícius Grossos.


Programação  Cesgranrio - Arnaldo Niskier ( ABL), Antonio Torres ( ABL), Carlos Nejar (ABL), Paulo Beti,  Elisa Lucinda, Domício Proença (ABL), Antonio Carlos Secchin ( ABL), Hugo Moss, Daniel Berlinsky, Karen Acioly, Lucas Paraiso (autor de Justiça), Carla Faour, Angela Leite Lopes, Marcelo Sabag, Paulo Betti, Johnny Massaro, Alessandra Maltarollo,  Gregório Duvivier.

Programação infantil - Adriana Carranca, Fernando Vilela, Sonia Travassos, Paula Taitelbaun e Adriana Silveira (a autora perdeu a filha em uma chacina em Realengo).

ESPAÇOS

  • EXPOSIÇÃO “LER” É TODO LUGAR - Mostra de fotografia que vai retratar imagens singelas de pessoas das mais variadas etnias e idades lendo livros, Ipad e Kindleem em lugares variados.
  • ESPAÇO MULTIMÍDIA – Espaço da TV Futura, onde serão apresentados conteúdo em curtas sobre as temáticas abordadas no evento, em um telão de 8 x 3 metros.
  • SALA RIO DE JANEIRO – Exposição de fotos do Rio, provenientes do acervo do Instituto Moreira Salles, com imagens da zona portuária e da Gamboa, além de mostra de filmes sobre o Rio.
  • SALA ESPELHO MEU - Espelhos são monitores touch e o público poderá escolher um dos temas: diversidade, tolerância, religião, raça, gênero, bairrismo. Após assistir aos depoimentos curtos, uma pessoa pergunta no vídeo “E você?”.   Quem responder terá seu vídeo gravado e exibido no evento.
  • ERA UMA VEZ -  O público infantil contará com experimentações em torno da palavra falada, narrada e lida no espaço. A área terá vários ambientes, palco com almofadas e mesas grandes e coloridas, em variados formatos, para oficinas e pequenas atividades.
  •   ESPAÇO LITERATURA JOVEM ADULTO - Exposição em comemoração aos 150 anos do Gibi no Brasil, oficinas de desenho, storyboard, escrita e de remix. Espaço para bate papo com autores.
  • PAINEL INTERROGATIVO - Elaborado para instigar o visitante a pensar sobre as questões da leitura no Brasil. O público poderá responder e fazer perguntas em mensagens coladas nas paredes interrogativas.
  • CAFÉ do LIVRO – Espaço para bate-papos, debates e apresentação. As composições das mesas privilegiarão o diálogo criativo entre atividades ou pontos de vistas diferentes.
  • LEITURA EM CENA – CESGRANRIO – Apresentação de sete obras clássicas da literatura adaptadas.
  • AUDITÓRIO MACHADO DE ASSIS – Apresentação de projetos socioeducativos cariocas, palestras para editoras novas, pequenas, médias e grandes, que irão debater os problemas e soluções de sustentabilidade do mercado editorial; reunião de personalidades do universo literário para debater a leitura no país.
  • SEBO – Participação dos sebos mais interessantes da cidade com atividades.
  • JARDIM LITERÁRIO LER – CESGRANRIO –  Local que reunirá de forma interrogativa ou investigativa todos os gêneros literários.  ESPAÇO LER CESGRANRIO DE ROTEIRO E DRAMATURGIA - Espaço dedicado exclusivamente à escrita para TV, cinema, teatro e web e oficina de roteiristas.
  •  ESQUINAS DO AUTOR E BLOGUEIRO- Espaço destinado a lançamentos de livros, tardes de autógrafos.
  • SALÃO DO LIVRO – Área onde os visitantes da LER podem comprar livros e lançamentos.
  • SARAU - Espaço criado para o compartilhamento de experiências culturais e convívio social, com leitura de trechos de livros e debates filosóficos.
  • BOULEVARD LITERÁRIO – Minibibliotecas, banco livros, sósias de personagens da literatura interagindo com o público, foodtrucks, bikelivrarias, livraria itinerante, tabuleiros da Pequena África e espaço para manifestações artísticas.
  • ESPAÇO LIVRO DIGITAL – Lounge com leitura digital, palestras, oficinas e contação de história transmídia, além de espaço digital e “biblioteca virtual” que os visitantes poderam consultar e “retirar” ebooks.
  • LITERATURA NA ARTE – O fotógrafo e artista plástico Beto Roma irá expor nas paredes da LER fotos inspirada na literatura erótica.


LIVRARIAS

São presenças confirmadas no evento, entre outras livrarias, aBlooks, Travessa, Leonardo da Vinci e Folha Seca.

EDITORAS

Edições de Janeiro, Editora Cidade Viva, A Bolha, Kitabu, Pallas Mórula, Panda Books, Mariposa, Malha Fina, Mauad, Tinta Negra, Brinque Book, Carambaia, Mar de Histórias, Berinjela, Baratos, Buriti, Ímã Editorial. Eldorado, República, Roça Nova, Bazar do Tempo. Editoras cartoneiras: Mariposa e Malha Fina. Editoras artesanais.

SEBOS

Mar de Histórias, Beringela, Baratos da Ribeiro



A programação completa do evento está no SITE da LER:




Serviço:

LER – Salão Carioca do Livro

Data: De 24 a 27 de novembro

Local: Armazéns 2 e 3 do Pier Mauá.

Horário: 10h às 21h.

domingo, 20 de novembro de 2016

Termina hoje a PRIMAVERA LITERÁRIA, no jardim do Museu da República


Aproveite os descontos especiais e compre as leituras que você mais gosta


Evento que reúne dezenas de editoras independentes, com variados títulos e gêneros, e descontos especiais, termina hoje (domingo, d0/11), a PRIMAVERA LITERÁRIA, que ocupa toda a alameda central do Jardim do Museu da República, no Catete.


A programação deste domingo prevê inúmeros lançamentos, debates, oficinas, workshops e sessões de autógrafos. No espaço dedicado à Leiturinha Infantil, situado ao lado dos brinquedos do jardim, inúmeras atrações preparadas especialmente para a criançada, como contação de histórias e inúmeras brincadeiras.


O escritor Luis Pimentel estará durante todo o dia no estande da Editora Myrrha (o de número 19, na Alameda Central, perto do Coreto), autografando diversas de suas obras, inclusive seu mais recente lançamento, o livro de contos Aquela Música.

Luis Pimentel espera pelos leitores na estande da Editora Myrrha
Quem visitar o estande da Poeme-se vai encontrar camisetas literárias, masculinas e femininas, e bolsas de pano com Poemas e Frases dos maiores autores brasileiros e mundiais. Além das tradicionais pílulas de poemas, distribuídos gratuitamente aos visitantes da PRIMAVERA LITERÁRIA.


Programa imperdível para os amantes da boa leitura, que adoram preços convidativos, e também para quem quer atrações especiais – lúdicas e criativas – para as crianças. Vale a pena conferir. Entrada franca.

Confira a programação completa de hoje (20/11):

11h a 12h
(Re)descobertas étnicas: O africano que existe em nós, brasileiros
Julia Vidal, é designer formada na UFRJ, especialista em moda étnica e autora.
Para o público adulto
Roda de leitura dinâmica, com objetos simbólicos e/ou afetivos, como fios condutores para uma narrativa histórica e cultural que aborda as heranças africanas no dia a dia. A proposta objetiva a sustentabilidade de legados africanos na cultura brasileira, abordados do aspecto material ao imaterial. O público poderá vivenciar experiências a partir de trechos dos livros da autora, de amarrações de moda afro-brasileira, de interação com peças de acervo de moda, de elementos da natureza, de ingredientes da cozinha afro-brasileira, de matérias-primas presentes em nossa cultura e muito mais.

15h
Sem spoilers: das narrativas digitais ao impresso
Raffa Fustagno, e Caroline Vieira Lara
Mediação: Simone Magno
Raffa Fustagno é booktuber, mantém o blog A Menina que Comprava Livros e lançará em novembro O Livro da Menina (Babilônia Cultura Editorial).
Caroline Vieira Lara é curadora do Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil.
Simone Magno é escritora e jornalista. Escreve sobre livros em oblogdasimonemagno.com. Foi comentarista de mercado editorial da rádio CBN.

17h
Intolerância: a dificuldade de aguentar a diferença
Andrea Pachá, Tarcísio Motta e Luís Claudio de Oliveira
Mediação: Thiago Rodrigues
Tarcísio Motta é professor de história do Colégio Pedro II, ex-candidato a governador do Rio de Janeiro e presidente do PSOL Carioca. Foi eleito vereador com 90.473 votos. Fez parte do Núcleo de Organização Socialista, composto por militantes da baixada fluminense, e contribuiu decisivamente para a formação do Setorial de Educação do Rio de Janeiro.
Andréa Pachá é juíza, escritora, ouvidora do TJRJ, foi vice presidente de comunicação da AMB e foi conselheira do CNJ, responsável pela criação do cadastro nacional de adoção e da implantação das varas de violência contra a mulher em todo o país. Autora dos livros A vida não é justa e Segredo de justiça.
Luís Cláudio de Oliveira é cientista social, mestre em educação, cultura e comunicação em periferias urbanas e doutor em memória social. É professor da UERJ. É autor do livro, FAMÍLIAS NEGRAS CENTENÁRIAS: memórias e narrativas (Editora Mar de Ideias)
Thiago Rodrigues é professor no Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e em Ciência Política.

OFICINAS E WORKSHOPS -  ESPAÇO PAULA BRITO -  Editor e livreiro
11h a 12h
Oficina de stopmotion
Mariana de Vilhena Kolomitzeff é formada pela escola de belas artes da UFRJ. No ano de 2012, após um curso em Londres, passou a trabalhar com stopmotion com seus alunos da educação básica.
Para o público infantil, máximo de 20 pessoas.
Fotografar quadro a quadro um desenho dando-lhe movimento e transformando-o em seguida em uma animação. Nesta oficina viajaremos pela história de Valdemar e James, uns macacos muito amigos, personagens de livro de Mariana e Luis Maffei, criando novas aventuras para esses macacos divertidos.

12h a 13h
Contação de histórias: Grios no teatro
Tatiana Henrique
Tatiana Henrique é uma das integrantes da Okearô Teatro e está responsável pelo CIEP Villa Lobos, em Santa Cruz.
Para todas as idades.
“Outras Histórias de Liberdade”. O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro. A data é uma reverência à luta da população negra no Brasil e foi escolhida por ser a mesma da morte de Zumbi (1695), último líder do Quilombo dos Palmares. No entanto, além de Zumbi, muitos outros nomes foram importantes para o fim da escravidão, e suas histórias também precisam ser contadas. Chico Rei, Manuel Congo, Mariana Crioula e Dandara resistem ao tempo e são algumas personagens de “Outras Histórias de Liberdade”. É a tradição oral na Primavera Literária!

13h a 14h
Oficina de origami
Ricardo Borges é origamista
Para o público a partir de 9 anos, máximo de 20 pessoas.
Na oficina o público aprenderá alguns modelos de dobraduras.

14h a 15h
Oficina de origami
Ricardo Borges é origamista
Para o público a partir de 9 anos, máximo de 20 pessoas.
Na oficina o público aprenderá alguns modelos de dobraduras.

15h a 17h
Acrobacia: circo em movimento
Up Leon é uma companhia brasileira especializada grandes espetáculos e artistas circenses. Desde 1991 produz e viabiliza a contratação artistas profissionais para temporadas de 2 a 11 meses na Europa além de projetos e eventos nacionais, contando com a parceria das maiores empresas na Alemanha, Suécia, Finlândia e Brasil.
Para todas as idades.
Oficina de sensibilização e capacitação em técnicas circenses de acrobacia que possibilitam o acesso à linguagem cênica, estimulando a criatividade e a ludicidade.

  
LEITURINHA - ESPAÇO LÍGIA BOJUNGA -  autora
11h a 12h
Lançamento de O menino que não gostava de comer, da editora Oficina.
Oficina de desenhos com o ilustrador Cisko Diz e contação de histórias com a autora Simone Magno

14h a 15h
Lançamento do livro Vitório inquieto, da editora Oficina.
A autora Denize Barcellos fará uma apresentação lúdica da história do livro, que é voltado para a ideia de sustentabilidade e cuidado com o nosso planeta.

15h a 16h
Lançamento de Zum Zum Zumbiiiiiii, de Sonia Rosa, Editora Pallas.
Contação de histórias com a autora.


LANÇAMENTOS - ESPAÇO SYLVIA BEACH - Livreira
11h
Lançamento de Corrupção - Como e por quê o seu dinheiro sai pelo ladrão, de Luiz Alfredo Salomão e Fernando Guarnieri, com ilustração de Chico Caruso e Renato Aroeira, Editora Nitpress.

13h30 a 14h30
Coral Encanta Santa
Maestro José Ruas
O coral de Santa Tereza apresentará na Primavera um repertório leve e florido, de músicas bastante conhecidas pelo público.

15h
Lançamento de Sem Destino - depois que ela partiu, de Karina Dias, Scarpins, sapatilhas, sandálias, sapatos e sapatões - uma trajetória de vida, de Malu Vieira, Candelabro, de Dário Neto, Concerto ariano, de Luciana Guerra Malta, Diva gay, de Katia Viula e Romance hipocondríaco, de Luiz Fernando Braga, Editora Metanoia.

17h
Lançamento de O diário de Elizabeth – no caminho das águas, de João Procópio Neto, Anonimatos, de Mirian Cavalcanti e Contos mínimos, de Pablo de Avicena, Editora Semente Editorial.

18h a 19h30
Afro sarau: a força das falas negras na literatura
Sonia Rosa e Tatiane Oliveira
Sonia Rosa é professora, contadora de histórias, orientadora educacional e escritora. Trabalha na rede pública municipal há mais de vinte anos.
Tatiane Oliveira é militante do movimento negro e empreendedora literária. Fundou a Nia produções literárias, uma empresa especializada no comércio de livros de cultura afro, cultura negra e cultura de periferia.
Para o público adulto.
Partilhar falas, forças e nosso posicionamento no mundo é fazer brotar o orgulho identitário que ratifica aquilo que somos e a história que representamos enquanto afro-brasileiros. O AFRO SARAU promove a ampliação do conhecimento da produção literária negra Brasil afora. Os participantes terão nesta experiência a possibilidade de expandir seus horizontes, rever (pré)conceitos e se deleitar com a beleza da força dessas falas negras.