domingo, 24 de janeiro de 2016

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Debate e sessão de autógrafos do livro "Os porões da contravenção - Jogo do bicho e ditadura militar"


Autores do livro-reportagem Os Porões da Contravenção, os jornalistas Chico Otávio e Aloy Jupiara participam, no próximo dia 28 (quinta-feira), às 19 horas, na Sociedade Fluminense de Fotografia, em Niterói, de uma mesa de debates sobre o livro que conta os bastidores da contravenção no samba, na política e na polícia do Rio de Janeiro.
Em seguida os jornalistas farão uma noite de autógrafos da obra, lançada pela Editora Record. A mesa de debates acontece na galeria Octavio do Prado, da SFF (Rua Dr. Celestino, 115, Centro), em Niterói. A entrada será gratuita e aberta aos profissionais e estudantes de jornalismo e ao público em geral.

Chico Otávio e Aloy Jupiara

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016



Jornalista Ígor Lopes lança no Rio livro-reportagem sobre a fadista Maria Alcina


A cantora portuguesa Maria Alcina, radicada no Rio de Janeiro desde os anos de 1950, é a personagem principal do livro-reportagem Maria Alcina: a força infinita do Fado!, de autoria do jornalista Ígor Lopes. O pré-lançamento da obra será no próximo dia 28, às 19h, no Arouca Barra Clube, na Barra da Tijuca. O evento terá entrada franca, com convite. Uma apresentação pública do livro irá ocorrer na Casa de Viseu do Rio, em março.

A obra conta a vida e obra dessa fadista que alcançou sucesso no Brasil, traçando um paralelo entre a sua história e a luta diária da comunidade portuguesa residente no nosso país. Ao longo de 124 páginas, em uma edição independente, é possível conhecer detalhes da carreira dessa artista, famosa nacional e internacionalmente, cujas fases de maior glamour foram acompanhadas por brasileiros, portugueses e luso-brasileiros.


Maria Alcina nasceu em 1939. É natural da aldeia de Cetos, distrito de Viseu, em Portugal. Veio para o Brasil junto com a mãe nos anos de 1950. O objetivo era encontrar o seu pai que havia deixado Portugal para buscar melhores oportunidades de vida no Brasil, mas a procura não teve um final feliz. Mesmo assim, mãe e filha seguiram com a vida no Rio de Janeiro.

Por aqui, a sua família passou por muitas dificuldades, mas recebeu ajudas também. Com o seu primeiro matrimônio, Alcina pensava que estava mudando de vida. A mudança até que ocorreu, mas foi negativa. Apesar das intempéries, começou a cantar por medo, já que o marido a ameaça caso não convertesse a sua arte em dinheiro. Daí começou uma carreira de grande sucesso na mídia.

Hoje, com 76 anos de idade e mais de 60 anos de carreira, Alcina recorda os momentos de sucesso. Conheceu grandes nomes da sociedade brasileira, teve o seu próprio programa de rádio, atuou em programas de televisão na TV Globo, SBT, TV Tupi, entre outras. Foi capa de revistas, desfilou por muitas vezes nos jornais brasileiros com notícias sobre a sua carreira. Conquistou dezenas de prêmios. Fez uma grande turnê em Portugal, onde virou nome de Avenida na sua terra natal. Abriu uma famosa casa de Fados na Zona Sul do Rio. Gravou LPs, Compactos, dois DVDs (um deles pela Som Livre) e um DVD. Foi protagonista de grandes reportagens e documentários. Cantou ao lado de nomes de vulto do Fado como Amália Rodrigues e Carlos do Carmo. Na televisão, teve como parceiros Dercy Gonçalves e Ary Toledo. Mãe de três meninas, Alcina adota hoje um estilo de vida caseiro.

 “Estou muito feliz com o material apurado pelo Ígor. As histórias, depoimentos e imagens que estão no livro mostram boa parte da minha passagem profissional e pessoal. Não esperava ter esse tipo de trabalho publicado sobre mim. Mas, dessa forma, os meus fãs e o público em geral poderão conhecer um pouco mais a minha carreira e as dificuldades e vitórias que vivi, além dos nomes que me ajudaram”, afirma a fadista Maria Alcina.

Neste livro, Ígor Lopes pretende mostrar, entre fotografias e depoimentos de figuras marcantes e autoridades brasileiras e portuguesas, a vida e obra da fadista e a sua trajetória em prol da divulgação da cultura portuguesa no mundo, em especial no Brasil.

“O mais importante de todo o trabalho de escrita e apuração foi poder ir a fundo em histórias, casos e passagens importantes da carreira e vida da fadista. Foram entrevistados dezenas de nomes, conhecidos ou não, que atestam a imponência da trajetória da cantora e que mostram como a caminhada de Alcina é semelhante a de outros membros da comunidade portuguesa. A diferença é que, através da música e superando muitos desafios, Alcina alcançou o estrelato”, comenta o jornalista Ígor Lopes.

Sobre o autor
Maria Alcina e Ígor Lopes
Ígor Lopes é jornalista; Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra, Portugal; Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela FACHA, RJ; tem 35 anos de idade; é correspondente no Rio da agência portuguesa Active 4 Consulting e do jornal paulista Mundo Lusíada; editor do site “Incomparáveis”; especialista em comunicação; é detentor de prêmios e distinções no meio jornalístico e literário. Esta é a sua primeira obra. Contatos: igorpereiralopes@gmail.com.

Serviço
Título: Maria Alcina: a força infinita do Fado
Autor: Ígor Lopes
Prefácio: fadista Carlos do Carmo
Data do pré-lançamento: 28/01/2016
Horário: 19h
Local: Arouca Barra Clube - Av. das Américas nº 2.300 - A - Condomínio Jardim Barra da Tijuca

Entrada mediante convites: interessados contatar: 21 3016-2985, dias úteis entre as 8h e 17h.