terça-feira, 17 de novembro de 2015

Lançamento do livro "Consumo Popular: Contribuições da Antropologia e Sociologia" será na próxima terça-feira


O Mundo do Marketing convida seus fãs, leitores e amigos para o lançamento do livro Consumo Popular - Contribuições da Antropologia e Sociologia, organizado pela PhD em Antropologia Hilaine Yaccoub. A publicação é o primeiro título da Mundo do Marketing Editora e a sessão de autógrafos acontecerá na próxima terça-feira, dia 23, às 17h, na Livraria da Travessa - Rua 7 de Setembro, 54, Centro - Rio de Janeiro.

Classe social é muito mais que renda e posse de determinados itens domésticos. Apesar das constantes tentativas dos Institutos de Pesquisa de tentar metrificar com porcentagens, previsões e certezas baseadas em estatísticas, não se explica tão simplesmente um grupo social. E, se tivéssemos que designar este grupo por uma letra, seria um grande "S". Estes grupos são pluraiS, complexoS, variadoS. Não existe apenas "um C", mas sim diferentes "Cs".

Nos onze artigos deste livro o leitor encontrará um pouco dos elementos, que vão contribuir para análises mais aprofundadas desses diferentes grupos sociais. Os autores aqui reunidos possuem competência acadêmica e profissional para tratar do assunto de forma séria e relevante, sem "achismos" ou dados frios que contam, mas não explicam. Sem apelar para estereótipos, pré-conceitos, ou estudos com interpretações rasas.

Organizadora: Hilaine Yaccoub - Antropóloga especialista em consumo. Mestre e Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF) Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM RJ).

Serviço:
Lançamento: 23 de novembro de 2015
Livraria da Travessa - Rua 7 de Setembro, 54
Centro - Rio de Janeiro
Telefone para informações: (21) 3231-8015
R$ 59,90


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Academia Brasileira de Letras recebe os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura


Marta Barcellos e Sheyla Smanioto foram escolhidas nas categorias Conto e Romance

No próximo dia 17 (terça-feira), a Academia Brasileira de Letras recebe as vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura 2015. Marta Barcellos e Sheyla Smanioto, ganhadoras nas categorias Conto e Romance, respectivamente, apresentarão seus livros “Antes que seque” e “Desesterro”, que serão publicados pela Editora Record, com tiragem inicial de 2.000 exemplares.


A cerimônia será conduzida pelo presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, pelo diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões, e pelo editor-executivo de ficção nacional e não ficção da Editora Record, Carlos Andreazza. Além de Marta e Sheyla, estarão presentes os autores vencedores da edição de 2014 do concurso: Debora Ferraz, selecionada com o romance “Enquanto Deus não está olhando”, e Alexandre Rodrigues, autor de “Parafilias”.  Os quatro participarão de um bate-papo e trocarão experiências sobre o início da carreira literária, expectativas e novos trabalhos.

A jornalista carioca Marta Barcellos é mestre em literatura pela PUC-Rio.  O livro “Antes que seque” fala sobre a vida contemporânea, com seus contrastes e padrões de consumo. “São 24 contos, sobre 12 mulheres que se defrontam com uma mesma impossibilidade: a de engravidar e corresponder a uma figura maternal idealizada”, destaca a autora.

Marta Barcellos
Sheyla Smanioto é paulista, graduada em Estudos Literários e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. A obra “Desesterro” é um romance sobre metamorfoses e histórias de vida. “É um romance feito de vozes, de sonhos, de fotografias imaginadas, de uma menina sem nome e de uma vó cansada. Feito de uma mulher sonhando adiante. Com uma criança de uma só palavra”, revela a autora. 

Sheyla Smanioto
Nesta edição, o concurso teve recorde de inscrições, com 1.966 trabalhos, sendo um terço do público feminino. 
 
Sobre o Prêmio Sesc 
Lançado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura tem o objetivo de identificar novos escritores,  cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Desde a sua criação, já foram revelados 21 novos autores, entre eles André de Leones, Luisa Geisler, Marcos Peres, João Paulo Vereza e Sérgio Leo.


Serviço: 
Apresentação das ganhadoras do Prêmio Sesc de Literatura 2015
Dia: 
17 de novembro de 2015
Horário: 
17h30
Local: 
Academia Brasileira de Letras – Salão José de Alencar
Endereço:
 Av. Presidente Wilson, 203 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Entrada Franca

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Manoel de Barros será homenageado na Festa Positividade+, que acontece neste sábado em Laranjeiras, com entrada gratuita


Poeta falecido há 1 ano será lembrado e exaltado no evento, que acontece no dia 14 de novembro, em Laranjeiras

A imortal poesia de Manoel de Barros será exaltada na próxima edição da Festa Positividade+, que acontece neste sábado, dia 14 de novembro de 2015, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento, que tem entrada gratuita, será realizado exatamente um ano após a morte do poeta mato-grossense, que faleceu aos 97 anos, deixando ao mundo 18 livros de poesias, além de obras infantis e relatos autobiográficos. A ideia de celebrar a obra do autor partiu do publicitário Pedro Werner e do jornalista Fernando Vieri, criadores do encontro cultural que não acontecia desde 2013.


"Criamos a Positividade+ para reunir amigos, compartilhar cultura, ouvir música e celebrar a vida. Mas a correria do dia a dia e os compromissos profissionais acabaram nos afastando um do outro e, consequentemente, do nosso coletivo cultural. Só que isso não acabou com o desejo de realizar a festa. Sabíamos que um dia a colocaríamos na rua novamente. E há alguns meses, quando encontrei com o Pedro ocasionalmente, falamos bastante da obra do Manoel de Barros, sobre a qual admiramos imensamente. Lembro que estávamos lendo, no mesmo período, o livro Manoel de Barros - Poesia Completa, por pura coincidência", recorda-se Fernando, de 27 anos.

"Aquela conversa nos lembrou o que fez nascer a Positividade+, em 2011. Queríamos reunir amigos para compartilhar cultura e celebrar a vida, e estávamos fazendo aquilo naquele momento do papo. E além do mais, o assunto em questão, a obra do Manoel, tem um pouco disso, de olhar para o lado simples da vida, que no fim das contas é o mais importante. Então daí veio a ideia. Falamos com nossos sócios, Andress e Andressa, e fechamos tudo. Unimos o agradável ao agradável", completa.

Além da poesia que será lida e interpretada por artistas, jornalistas e quem mais quiser subir ao pequeno palco que terá um microfone "aberto" ao público, o encontro será embalado pelo show do cantor e compositor Octavio Aughusto, que comemora 10 anos de carreira em 2015. Octavio também vão ler trechos da obra de Manuel de Barros entre uma música e outra, o que na opinião de Pedro Werner vai misturar ainda mais as manifestações artísticas, proposta da Positividade+.

O cantor e compositor Octavio Aughusto
"O estado de espírito ao ler poesias é encantador. A poesia é criativamente imaginativa. Durante a festa, distribuiremos cartões com verbetes que sintetizam a mensagem e expandem a imaginação, com o que tem de mais positivo na poesia do Manoel de Barros: quase tudo, graças a Deus", diz Pedro.

Os organizadores encantados com as palavras de Manoel de Barros esperam que os presentes na Festa Positividade+ divirtam-se muito e conheçam ainda mais a obra do saudoso poeta.

Pedro Werner e Fernando Vieri
"Estamos nessa porque essa festa une tudo o que fazemos, com mais entusiasmo e verdade. Um cara como o Manoel inspira tudo isso em nós. Continuo me encantando com os suas palavras que desfiguram os limites da mesmice e tento praticar isso na minha vida. É o que queremos transmitir no dia 14 de novembro", finaliza Pedro.

A Positividade+ é um projeto coletivo do jornalista Fernando Vieri, do publicitário Pedro Werner e do ator Andress Correia. O evento acontece no dia 14 de novembro, na Vila do Largo, em Laranjeiras, e tem apoio do Curso Fala Brasil – Language and Brazilian Culture.

Serviço
Positividade+ [Homenagem ao poeta Manoel de Barros]
Quando: 14 de novembro de 2015
Onde: Centro Cultural Vilas de Ofício – Rua Gago Coutinho, 6 Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ
Horário: 16h às 22h
Entrada gratuita

Mais informações: facebook.com/festapositividade


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Kyoto conta uma história de amor, entre um brasileiro nascido na fronteira do Brasil com o Uruguai, e Naomi, filha de um poderoso japonês


A Editora InVerso, acaba de levar às livrarias a obra Kyoto. Oitavo livro e primeiro romance de Kleiton Ramil, conhecido músico gaúcho, que juntamente com o irmão forma a dupla Kleiton e Kledir.

A narrativa conta a história de amor entre Murano, um brasileiro, nascido no sul, em uma cidade fronteiriça com o Uruguai e Naomi, uma japonesa, filha de Akio, um homem rico e poderoso cujo passado é misterioso e controverso. Akio, ao saber do envolvimento da filha com o jovem da fronteira, leva Naomi de volta ao Japão e a deixa afastada da sociedade nos arredores de Kyoto.

Murano mora no Rio de Janeiro e é um profissional da música que já começa a deslanchar com sucesso a carreira, o que poderia ser um fator positivo para os planos do casal. Mas os planos de Akio para a filha são outros. Ele prefere vê-la casada com alguém que se destaca na sociedade e não com um músico qualquer.

Contrariando os planos de Akio, a separação do casal acontece apenas fisicamente. A atração entre os dois revela-se mais forte que tudo e, sem planejarem, depois de um tempo, Murano e Naomi resolvem enfrentar a circunstância funesta imposta pelo pai da moça, a com esperança de um dia se reencontrarem.

Naomi, por meio de um plano perspicaz e com a ajuda de amigos, consegue sair da prisão de luxo que seu pai a mantém em cativeiro. Murano, por sua vez, assistido por fieis companheiros e Dona Ester, uma senhora judia, decide ir ao encontro da amada. Quando tudo parece correr bem, invertem-se as posições geográficas dos dois. Murano vai até o Japão atrás de Naomi e ela consegue finalmente escapar do cerco paterno...

“Nem tudo são flores nas histórias de amor”, diz o escritor Luiz Horácio em seu texto de apresentação, e completa: “Idas, vindas, encontros e desencontros, sutil mistura de gêneros literários, tecidos com a sensibilidade de Kleiton Ramil. Kyoto é a comprovação que o delicado também pode ser forte. Muito forte”.


Em poucas linhas o autor sintetiza sua obra da seguinte maneira: “Kyoto é um romance pontuado por situações misteriosas, instigantes, reflexivas, dinâmicas, violentas, eróticas e, claro, românticas. A Lemniscata que dá nome a um dos capítulos - símbolo do infinito - indica de forma subliminar o trajeto que lembra seu formato: o afastamento inicial dos amantes, o longo percurso em direções opostas, a reaproximação quando se cruzam sem se perceberem, o novo percurso em direções opostas para finalmente chegarem ao destino que lhes é reservado, abraçados pelos bambuzais mágicos de Kyoto”.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Projeto de Lei municipal cria o Programa Livraria Cidadã


A leitura é a grande engrenagem que movimenta os sistemas educacionais dos países desenvolvidos. Os altos preços cobrados pelos livros são, sem dúvida, um dos maiores obstáculos para a propagação da leitura no Brasil, atingindo um elevado número de estudantes, os quais, muitas vezes, não tendo suas demandas supridas pelas bibliotecas, acabam ficando sem acesso a determinadas leituras que seriam imprescindíveis para os seus estudos e, consequentemente, suas formações.


Para diminuir a distância do acesso à leitura e efetivar o direito fundamental à educação, o vereador Eduardo Moura apresentou o Projeto de Lei 1.484/2015, que cria o Programa Livraria Cidadã, que concede desconto no IPTU dos imóveis utilizados por livrarias que optarem por oferecer descontos permanentes na aquisição de livros por estudantes regularmente matriculados em instituições públicas de ensino, com sede no Município do Rio de Janeiro.


domingo, 8 de novembro de 2015

Gisele Bündchen celebra o lançamento do seu livro de 20 anos de carreira

A Casa Jereissati, em São Paulo, foi cenário escolhido para noite de autógrafos do livro Gisele, uma coletânea com mais de 300 imagens dos últimos 20 anos da carreira da modelo Gisele Bündchen.


Com curadoria e direção de arte de Giovanni Bianco e contribuição do renomado fotógrafo Steven Meisel, o livro conta com uma seleção de fotos únicas e algumas imagens inéditas dos principais fotógrafos do Brasil e do mundo, entre eles Bob Wolfenson, Gui Paganini, Zee Nunes, Henrique Gendre, Paulo Vainer, Verônica Casetta, Inez & Vinoodh, Mert Alas & Marcus Piggott, David Sims, Mario Testino, Helmut Newton, Richard Avedon, Bruce Weber, Solve Sundsbo e Corinne Day.

Luiza Brunet e Gisele Bündchen: beleza em doise dupla
Nomes como Bob Wolfenson, Zee Nunes, Fabio Bartelt, Carol Trentini, Sabrina Sato, Luiza Brunet, Carlos Jereissati, Scott Eastwood, Fernanda Tavares e Isabeli Fontana, entre outros, estiveram no evento, que reuniu os principais nomes da moda brasileira e os amigos e familiares da über.


Gisele Bündchen doará toda sua parte da verba arrecadada com as vendas do livro para projetos ligados a educação e meio ambiente no Brasil.


Gisele com os pais: Vania Nonnenmacher e Valdir Bündchen
Fabio Souza e Alexandre Herchcovitch

Carlos Jereissati e Giovanni Bianco
    Fotos: Luciana Prezia (Divulgação)    

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro promove Feira do Livro na Sede da Tijuca

Evento Cultural tem o objetivo de arrecadar recursos para Projetos da Instituição


A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro promove entre os próximos dias 10 e 13 a Feira do Livro, das 9h às 18h, na Sede localizada na Rua Pedro Guedes, 29 - Tijuca. O evento tem o objetivo de arrecadar recursos para investimentos em futuros projetos que apoiam e humanizam o tratamento do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro, e contará com venda de livros novos e seminovos, palestras e oficinas sobre terceiro setor no Brasil e assuntos que envolvem a literatura.

A Instituição, que tem o compromisso de oferecer uma casa longe de casa para crianças e adolescentes que lutam contra o câncer, será beneficiada com todo o lucro arrecadado com a venda dos livros, que estarão a preços simbólicos, além de promover a vivência de jovens com representantes de empresas do terceiro setor, através das palestras e oficinas que irão fornecer conhecimento e oportunidades a respeito desse mercado. Além disso, a Feira do Livro contará com encontros de profissionais capacitados e voluntários, para trocar experiências e informações a respeito do tema “Cultura e Responsabilidade Social”.


No dia 9 de novembro (segunda-feira) haverá uma palestra especial de abertura no auditório da Universidade Veiga de Almeida, localizada na Rua Ibituruna 108 - Tijuca. O evento contará com a presença de Francisco Neves - Superintendente do Instituto Ronald McDonald, Hélio Muniz - Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald´s Brasil, Marcio Zeppelini - Presidente do Instituto Filantropia e Empreendedor do Terceiro Setor e Renato Lemos - Autor do livro “O Amanhã Ainda Existe” e jornalista do O Globo. O encontro será uma roda de bate entre jovens universitários para falar sobre o Empreendedorismo e a Responsabilidade social, bem como a relação da Casa Ronald McDonald-RJ com o McDonald’s, e ocorrerá das 15h às 18h.

“O evento é mais uma oportunidade de divulgarmos o trabalho que realizamos diariamente de levar amor e solidariedade às crianças. As palestras irão agregar ensinamentos sobre o terceiro setor e a responsabilidade social em diversos meios de comunicação”, comenta Chico Neves, presidente do Instituto Ronald McDonald.


Todas as atividades culturais estarão abertas ao público e será necessário se inscrever através do e-mail comunicacao@casaronald.org.br ou pelo site www.casaronald.org.br, as vagas são limitadas.

A Feira do Livro conta com o patrocínio do Curso Miguel Couto e o apoio das seguintes Instituições: Instituto Ronald McDonald; Editora Verso Brasil; Senado Rio Hotel; Assessoria Comunitária da Universidade Veiga de Almeida; HB Signs Comunicação Visual; Mr.Press; Gráfica TijucaPontoCom e a chancela oficial da Abralivro (Associação Brasileira do Livro (www.abralivro.com.br)

Serviço:
Dia: De 10 a 13 de novembro
Horário: De 09h às 18h
Endereço: Rua Pedro Guedes, 29 – Maracanã (Ao Lado da Universidade Veiga de Almeida)
Inscrição das palestras: Pelo site: www.casaronald.org.br – Pelo e-mail: comunicacao@casaronald.org.br ou pelo telefone (21) 2566-3247


21 Anos da Casa Ronald McDonald-RJ
Em 2015, a Casa Ronald McDonald-RJ completou 21 anos e já recebeu, desde a sua inauguração, mais de dois mil pequenos hóspedes. Pioneira na América Latina, a Casa é coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, que tem como objetivo estabelecer os padrões internacionais de instalação e operação, que garantam um bom atendimento às crianças e adolescentes em tratamento de câncer, nos principais hospitais públicos da cidade. Além de esperança, a Instituição oferece, gratuitamente, às crianças e jovens que encontram-se em tratamento: hospedagem, alimentação, transporte aos hospitais, atividades recreativas, acompanhamento escolar, cursos profissionalizantes, apoio psicossocial e assistência social. Grande parte das atividades realizadas são feitas por voluntários, pessoas que doam seu tempo e carinho às crianças e suas famílias, para que sejam atendidos naquilo que possuem de mais precioso: a plenitude da vida.


Conheça a história da Casa Ronald McDonald-RJ pelo vídeo: Clique Aqui